Espero que me ajudem,pois estou desesperada. Sou casada há 5 anos com meu esposo tenho 2 filhos de um primeiro casamento onde sou responsável por toda despesa e responsabilidade e 1 filho com meu atual marido,ha um ano meu marido vem tentando ter a Guarda definitiva de uma filha de 8 anos que a mãe não quis saber,a menina morou conosco 2 anos e nesses anos ele eu tive que assumir papel de mãe que ele impôs a menina e total responsabilidade sobre ela,ele nunca questionou se eu queria,ou podia...o problema é que hoje tenho enfrentado certos problemas de saúde e não tenho condições psicológicas de estar com ela,pois ela r meus filhos vivem em pé de guerra...chegou a hora da visita social e provavelmente eu terei que receber a assistente. Minha dúvida é,eu posso conversar com a assistente dizendo o quanto é impossível para mim ficar com a menina sem que ela me deixe em maus lençóis com meu marido? Obs:o avô materno tem uma condição financeira e social e quer muito a Guarda da criança. Espero que me ajudem Grata

Respostas

    Marina

    Marina Quarta, 03 de fevereiro de 2016, 17h49min

    Sua situação Eh muito delicada.
    Seu marido não temo direito de impor que vc cuide da filha dele e vc te total direito de não aceitar e não assumir esse papel. Mas vc não tem o direito de afastá-lo da filha... Acho que vc não gostaria de ser afastada de seus filhos.
    Vc deveria ter uma conversa franca com seu marido e falar que não quer essa responsabilidade... Que ele Eh o pai e ele deve assumir.
    Boa sorte!

    ?

    Desconhecido Quarta, 03 de fevereiro de 2016, 18h59min

    Obrigada Mariana,
    Não tenho a intenção de afasta-la dele,muito pelo contrário,prezo a convivência dos dois e incentivo...oque realmente tem me causado problemas é eu ter que assumir papel de mãe dela,deixar de trabalhar para cuidar dela,entre muitas outras coisas,sinto que por meus filhos morarem conosco ele acredita que eu tenha algum tipo de obrigação,e como já citei o avô materno dela tem melhores condições de cuidar da criança,para a assistente social eu só queria expor a verdade.
    Agradeço por sua resposta

    R

    Rafael F Solano Quinta, 04 de fevereiro de 2016, 0h46min

    Querida, vc tem a obrigação que ele tem com seus filhos de outra relação. Vc não ia gostar se ele dissesse para vc colocar seus filhos na casa da avó paterna, ia?? Então, o que vai, vem, o direito de um é o direito do outro. Do mesmo jeito que arde em seu olho, arde no dele.

    Vc não tem de ser "mãe" dessa criança, feliz ou infelizmente ela já tem uma. Se está em dificuldade, procure um terapeuta para ajudar a harmonizar o convivio de seus filhos com a filha dele. Lembre-se que ele tem obrigações com a filha dele, mas nenhuma com os seus filhos, eduque seus filhos para que não a tratem mal, mostre a eles que ELA É FILHA dele, enquanto eles não são, ensine-os o que é respeito. Seus filhos tem de lhe obedecer, ou ficará comprovado que vc aliena a filha dele, ou será vc quem será prejudicada pois a assistente social irá perceber que vc não tem capacidade de educar e controlar seus proprios filhos, perdendo, assim, a guarda deles. Enfim, vc está numa encruzilhada, se não se adequar, buscar com todas suas forças EDUCAR seus filhos para que se hamonizem com a menina, a coisa vai ficar feia.

    Os pais são o exemplo dos filhos, estes vão até onde os pais (mães) permitem. Lembre-se disso.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 04 de fevereiro de 2016, 0h52min

    "e como já citei o avô materno dela tem melhores condições de cuidar da criança,para a assistente social eu só queria expor a verdade."

    Ao assistente social ficará claro que vc não quer a filha dele com vcs. Com isso vc expulsa a filha dele da casa dele. Convêm que repense sua relação, seu casamento.

    "sinto que por meus filhos morarem conosco ele acredita que eu tenha algum tipo de obrigação"
    E por que não teria?? Vc e ele são iguais perante a Lei, tem iguais direitos e obrigações. Onde está a diferença?? No fato dele não ter pedido sua permissão para colocar a filha dele dentro da casa dele?? Criança essa negligenciada POR UMA MULHER QUE COMO VC PARIU UM FILHO??? Vai ver ele ainda credita que vc tem um coração amoroso, maternal, que compreenderia a necessidade, obrigação e vontade de amparar e acalentar um filho. Pensou que vc seria capaz de se sensibilizar com uma criança sem amor, sem afeto DE MÃE.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 04 de fevereiro de 2016, 0h56min

    Ele por acaso trata mal seus filhos?? Seus filhos não usufruem dos benefícios materiais oriundos do esforço dele??

    ?

    Desconhecido Quinta, 04 de fevereiro de 2016, 14h34min

    Rafael F Solano,
    Não,meus filhos não usufruem dos benefícios materiais oriundos do esforço dele,a casa é minha,o carro é meu e eu sustento os meus filhos e os educo muito bem. Aqui não estou impondo o meu poder aquisitivo perante ele,não quero diminui_lo ou por em questão quem tem mais renda,talvez você como pai tenha ficado com o seu orgulho ferido,mas te digo que não sou obrigada a ter amor maternal pela criança,eu e meus filhos nunca a maltratamos e mesmo vc acusando sem saber os meus filhos são educados e pacíficos,infelizmente ela não teve uma boa educação para ser também.
    Notei que sua revolta se tratou também por achar que eu não a queria na casa DELE,espero que tenha te esclarecido quando disse que os bens são meus
    Disse também que eu tenho que ensinar meus filhos que meu marido tem obrigação com a filha dele e nenhuma com os meus,então porque eu tenho que ter com a dele como vc bem disse?
    É fácil julgar sem entender a situação real das pessoas,mas agradeço sua resposta ainda que ela não tenha passado de uma critica de talvez um pai que tomou as dores do outro.

    B

    Bruno Andre Quinta, 04 de fevereiro de 2016, 16h23min

    Heloisa converse com o seu marido e deixe claro que não vai cuidar da filha dele e que o mesmo tem que ser vira e que não aceita ela na sua casa. o maximo que pode ocorrer e o casamento acabar. se mesmo assim ele insistir na hora que assistente social for na sua casa, fale a a verdade que vc não tem condição de cuidar de mas uma criança pois esta com probremas de saúde, que trabalha o dia todo não tem quem vai cuida dela e que o melhor para ela é fica com avô.

    Marina

    Marina Quinta, 04 de fevereiro de 2016, 22h32min

    Heloisa,
    Sei que esse fórum Eh jurídico mas direito de família se mistura em muito com psicologia e me desculpa por opiniar... Mas não consigo me calar lendo seu relato...
    Entendi o que vc expôs e entendo completamente seu ponto de vista. O pai parece estar querendo ficar com a filha mas ao invés de assumir as responsabilidades de pai as delega para vc sem ao menos saber se vc as quer assumir... Responsabilidades não só emocionais mais também financeiras. muitas pessoas acreditam que temos a obrigação de amar e aceitar as pessoas, mas a realidade Eh que Eh muito difícil conviver com crianças que receberam uma educação diferente da que preconizamos, ainda mais se não nos disponibilizamos sinceramente a fazê-lo, se Eh seu caso.
    Mas, ao que parece, vc quer que seu marido "perca" a guarda da filha sem que ele saiba que vc influenciou esse processo... Dessa forma vc pode seguir sua vida aliviada e sem o grande fator que possivelmente está causando um grande desgaste em seu casamento.
    Mas, vc já parou para pensar que esse fator na realidade Eh apenas uma consequências? Que a causa Eh a falta de diálogo e sinceridade entre vcs dois? É uma falta de respeito por parte dele em relação à sua opinião?
    Ele não se importou em te perguntar se vc estava de acordo em receber uma nova pessoa em sua casa, em aumentar suas despesas, em disponibilizar seu coração, em cuidar... E inclusive largou a filha com vc... Que valor este homem está te dando?
    Vc por sua vez está cheia de medo de falar para ele o que vc pensa verdadeiramente sobre o que ele está fazendo com vc... Uma mulher independente, que tem seus bens, seus dinheiro, seu espaço colo vc mesma citou... Mas que não está se valorizando... E permitindo que seu marido te trate desta forma... Ele não vai saber se vc não falar!
    Pode ser que isso seja o fim de seu casamento. Mas será que vale vc ficar com um homem que em nada contribui para sua vida e que não te escuta e com o qual vc não pode nem ao menos ser honesta?
    Me desculpa de verdade a intromissão, mas acho que seu caso vai muito além da sua pergunta... E seu sofrimento muito além do que está escrito.
    Te desejo muita sorte e felicidade!