Meu filho fez 18 anos, o pai pode passar a depositar a pensão direto na conta dele sem autorização do juiz?

Há 10 anos ·
Link

O valor da pensão era depositada na minha conta, por acordo judicial, meu filho fez 18 anos, o pai passou a depositar direto na conta dele. Ele pode fazer isso sem ordem do juiz?

9 Respostas
Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Seu filho com 18 anos está sob a sua tutela? NÃO!!!!! Então, sim, o pai pode pagar diretamente a ele a pensão, a pensão é para ele, o juiz nada tem com isso, aliás, pagar diretamente ao alimentado é obrigação do alimentante, foi só isso o que o juiz quis deixar claro na sentença.

Autor da pergunta
Há 10 anos ·
Link

Não ouve sentença do juiz mandando depositar direto na conta de meu filho. A sentença foi pra que o valor fosse depositado na minha conta. Mas agora q ele fez 18 anos o pai passou a depositar direto na conta dele. Minha duvida é se não teria que ter uma audiência, ou autorização do juiz para tal mudança.

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

A pensão não era para vc, era?? Então...............

Vc recebia o valor da pensão pois seu filho estava sob sua tutela, agora ele é livre, dispensa-se a participação da justiça nesta questão, exceto se seu filho ainda seria incapaz, por acaso ele tem retardo mental, alguma doença mental que seja?? Não tendo, ele é livre da sua tutela e não é mais representado.

Autor da pergunta
Há 10 anos ·
Link

Obrigada pelo esclarecimento Rafael, o valor sempre foi destinado aos meus dois filhos, eu tenho meu ganho que é suficiente para mim, mas infelizmente o valor que o pai paga é insuficiente para as despesas alimentícias dos dois, então ele dava uma mesada fora a parte para o mais velho, e deixou de dar a mesada e passou a dar a pensão direto na conta dele, mas a mesada faz falta, pois era destinada para despesas de transporte e lanches no horário de aula, agora tudo terá que sair da pensão que de acordo com a decisão judicial é somente para alimentos.

FJ-.- Brasil
Há 10 anos ·
Link

se o valor é insuficiente, o seu filho pode ajuizar ação de revisão da pensão...mas o correto, você sendo a mae e trabalha, deve dividir as despesas com o pai do seu filho!

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

A sentença do juiz diz que a pensão é só para compras no mercado e na feira, e que lá não se pode comprar 1 camisa, um chinelo?? Acho que não.

Pensão é para as despesas básicas do fiiho, cada genitor é livre para dar além do básico. E como bem colocou Dr FJ, a obrigação do sustento dos filhos é de ambos os genitores.

Autor da pergunta
Há 10 anos ·
Link

É lamentável o que acontece nesse nosso país de injustiças, existem algumas situações onde ex-mulheres exploram a situação financeira do ex-marido, em que rala pra trabalhar pra sustentar a ex e os filhos, sobrando muito pouco pra seu próprio sustento, mas isso é um caso em um milhão, (no passado isso era mais comum) hoje a realidade é que os ex ficam com 70, 80 ou 90 por cento do ganho para si, enquanto a mulher rala pra trabalhar pra arcar com os gastos com os filhos, ficando com 10, 20 ou 30 por cento de seus ganhos para suas próprias necessidades, e ainda lavam, passam cozinham e cuidam da limpeza da casa onde seus filhos moram, para que eles tenham uma vida digna. Essa é a grande realidade. E ainda temos que ouvir asneiras da sociedade.Porém no meu caso é diferente, a decisão da justiça foi que o pai arcasse com os gastos com educação e saúde e pagasse o valor A TÍTULO DE ALIMENTOS e ainda gastos eventuais, mas isso porque o pai tem excelente condição financeira enquanto meu ganho é irrisório. Mesmo assim os gastos que ele tem com os filhos não comprometem 20% de seus ganhos, ainda sobram para trocar a caminhoneta Triton novinha porque não gostou da cor, ao mesmo tempo que constrói um prédio de dois pisos de 150 metros quadrados. O problema é que vivemos em uma sociedade machista e extremamente egoísta, onde a ganância doentia predomina, com poucas exceções de homens bons que vivem para a família. Os meus ganhos apesar de irrisórios também são destinados aos gastos da casa, a propósito a energia elétrica está pela hora da morte e meus filhos foram acostumados com central de ar, ainda tem água, internet,tv por assinatura, aluguel, combustível, pois alem de lavar, passar, cozinhar, limpar a casa, ainda sou eu que levo e busco da escola, curso de inglês.....Perdão por não conseguir fazer mais pelos meus filhos para que sobre mais verba para o pai gastar com sigo mesmo.

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Meire, se o pai de seus filhos consegue produzir maior renda que vc consegue, entregue a tutela fisica dos filhos ao pai, afinal, é tmb dele a tarefa de cuidar da prole que ele produziu, isso seria o melhor para os filhos visto que o pai é quem tem força de trabalho que produz maior renda, o que é muito justo, afinal, o pai pode fornecer diretamente os beneficios que o dinheiro pode comprar, e em contrapartida vc colabora com apenas 20% dos seus ganhos, assim, sobra mais para vc ter mais conforto, o que mais que justo.

Se os filhos devem viver de acordo com as condições dos genitores, que eles vivam com o pai que vive com mais conforto, pois vivendo com vc eles não terão tudo isso.

Autor da pergunta
Há 10 anos ·
Link

Eles não querem morar com o pai, visto que é muito ignorante, não posso obrigar meus filhos pois são acostumados comigo. Mas tudo bem Rafael, obrigada pelas dicas.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos