Vou resumir o que aconteceu nos últimos dias. Dia 21/01 ocorreu um vazamento da máquina de lavar do meu AP quando eu não estava em casa, assim, a água caiu no chão e chegou a ir para a área comum onde fica a escada e elevador do prédio (não sei se chegou a entrar no poço do elevado a água). Os vizinhos viram isso e logo começaram a secar. Após 8 dias, no dia 29/01 o elevador parou de funcionar e o técnico falou que a causa seria água na parte superior da cabine do elevador. Dia 01/02 a síndica me falou que foi a água do meu apartamento que causou a quebra do elevador e já me passou os valores de conserto e como será pago (o valor é de aproximadamente $9.500,00). No entanto, eu desconfiei pois o derramamento de água ocorreu 8 dias antes do elevador parar de funcionar. Fui na casa de máquina e constatei um vazamento de água que corria pela parede e ia para o chão da casa de máquinas e em seguida para dentro do poço de elevador, onde cairia em cima da cabine do elevador (esse vazamento ocorre apenas quando está chovendo). Tirei as fotos e mostrei para alguns vizinhos, para a empresa que administra o condomínio e em seguida para a síndica. No dia seguinte ligo para a síndica e descubro que ela está no prédio realizando "uma limpeza da calha" ao chegar na casa de máquinas encontro ela e um pedreiro fechando o buraco. Ela alegou que não foi por causa do vazamento na casa de máquinas do elevador que o elevador quebrou mas eu insisti e fiz um teste. O teste consistia em jogar pouca água, simulando a água que vazava durante a chuva, e ver pelo poço do elevador se caia. Ao fazer o teste mostrou que caia no poço e em cima da cabine. A síndica no entanto não tomou por satisfeita e continuou afirmando que foi minha culpa o elevador e que deveria pagar os 9500. Ela convocou um assembléia para discutir o assunto. Tendo explicado a situação, tenho algumas perguntas. 1- A síndica pode me acusar de ter quebrado o elevador sem provar? 2- A síndica pode me cobrar esse valor (9500) no condomínio? 3- Na assembléia pode ser decidido que eu sou o culpado e me obrigarem a pagar? (querendo ou não os moradores são interessados já que se eu pago eles não apagam) 4- Cabe algum processo contra a síndica por calúnia, danos morais ou a imagem?

Agradeço o paciência e as respostas de vocês.

Respostas

    Luciano Fidelis

    Luciano Fidelis Suspenso Quinta, 04 de fevereiro de 2016, 12h07min

    Cansei só de ver o tamanho do texto. Nem li.

    Mas, sendo objetivo. Se não existe prova não existe crime. Se ela te cobrar o valor X abra um processo contra ela e ainda solicite uma indenização no pequenas causas.