Sobrinha está separando,o ex esposo não aceita a separação, ela já está em outro relacionamento o atual namorado mora em Rio Grande do Sul,ela mora na Bahia,ela vai se casar e ir morar no RG,o ex ja foi no Conselho Tutelar da queixa dela pra não levar a filha de 5 anos.O Conselho Tutelar falou q irá investigar a vida do atual namorado,etc,e disse q a mãe nao pode levar a criança. Ela quer levar com a condicao de enviar a criança 2 x por ano pra ficar com o pai,o ex esposo quer q a criança fica com ele 6 mês ou 1 ano e depois da mesma forma com a mãe. Como resolver essa situação pra ela casar resolver a situação da Guarda? Grato!!!

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sexta, 05 de fevereiro de 2016, 16h56min

    A criança não é joguete, a vida da criança, o espaço que ela ocupa, os laços que ela cria com a vida a sua volta, devem ser levados em conta, pois a guarda compartilhada com a alternância de lar veio para garantir os direitos da criança, ela vai entrar pára escola logo logo, e não poderá dividir os métodos de 2 escolas todos os anos apenas para agradar aos pais!!! Criança precisa de estabilidade, ela não é uma coisa para ser dividida. Nenhum dos pais está pensando na inocente criança, lamentavel, 2 porcarias de pais. Coitada dessa infeliz criatura.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 05 de fevereiro de 2016, 16h58min

    Somente dois egoistas deixariam de pensar que ao meio do ano a criança não vai conseguir vaga nas escolas, e com isso perderá o ano letivo. Que pais fazem isso com um filho?? Tomara que o MP seja informado e eles percam a guarda, ela deverá ser entregue a quem de fato se importe com ela.

    ?

    Desconhecido Sábado, 06 de fevereiro de 2016, 1h15min

    Sim Rafael compartilho a mesma opinião.
    Mas na questão jurídica como resolver ?
    Um possível acordo?
    A mãe informou q o pai informou a ela q seu advogado irá elaborar um documento autorizando a mãe viajar enviando a criança 2 x por ano,nas férias despesas por conta dela.Ate nesse acordo vejo egoimo da parte do pai.Esse acordo na verdade pra ter validade tem q ter homologação judicial?

    B

    Bruno Andre Sábado, 06 de fevereiro de 2016, 11h40min

    Marcos Silva esse acordo nao tem nada de egoismo da parte do pai, ate pq quem quer mudar e ela, entao nada mais justo que a mae arque com os gastos.

    R

    Rafael F Solano Domingo, 07 de fevereiro de 2016, 14h40min

    O pai acha que advogado é juiz? O pai assina se quiser a autorização!!!

    Se ele não autoriza, as crianças não vão!!! Ele que peça uma cautelar para impedir que a mulher leve as crianças!!! Simples assim!! Ele, se é pai mesmo, no verdadeiro sentido da palavra, irá lutar pelos filhos e correr atrás de um advogado no meio do carnaval e implorar que o socorra!!!! A justiça não dorne, tem juiz de plantão no forum!!

    Ele que CORRA!!!!!

    R

    Rafael F Solano Domingo, 07 de fevereiro de 2016, 14h44min

    Se esse pai concordar esse sórdido acordo, ele prova que é um asno (que o pobre animal me perdoa a comparação), pois como sequer pensou no filho, esqueceu que ano que vem essa criança terá de estar na escola, e as escolas não irão admitir criança ioiô, sendo até provavel que denuncie a tentativa insana de alterar de escola a pobre e infeliz criança, o vai resultar em perda da guarda, e processo aos pais por abandono intelectual, sacrificando o filho em pról de seus interesses egoisticos!! Seria muito bem feito!!!!

    ?

    Desconhecido Segunda, 08 de fevereiro de 2016, 0h13min

    Pelo tipo da pergunta q diz acredito q ambos entenderam errado,
    A situação é a seguinte o casal terminaram a União estavel,a mulher está em outro relacionamento,tem uma filha de 5 anos.
    O ex companheiro não está aceitando o fim do relacionamento.
    A mulher quer ir morar em RS,quer levar a filha,deixando certo a guarda compartilhada.
    Porém o ex não quer acordo quer q ela viaja sozinha, ele toma remédio controlado,mora com a mãe de 75 anos

    R

    Rafael F Solano Segunda, 08 de fevereiro de 2016, 1h07min

    Marcos, não interessa o rolo dos 2, a questão é o direito da criança

    Não interessa o que a mãe fantasia que irá fazer, ela não deixa nada claro até que o juiz decrete. Não interessa uma guarda compartilhada onde a criança não vai conviver com o pai na mesma medida que vive com a mãe. Essa é a questão.

    Até ontem o fato dele tomar remédio controlado não era empecilho a relação, a ter um filho, e etc. E agora tmb não terá

    E como eu já disse antes, a mãe está pouco se lixando para os direitos do filho, ela não envia a criança para o pai (como se fosse um pacote) 2 vezes por ano para a criança ainda lembrar dele, como se uma criança de 5, 6, 7, 8 anos fosse conseguir manter um relacionamento de pai e filho vendo o pai alguns dias por ano, esse pai terá sido varrido da rotina do filho. Por isso a lei prioriza a guarda compartilhada com A ALTERNÂNCIA DE LAR, e esta alternância é impraticável quando os pais residem em cidades diferentes, quiçá Estados tão distantes.

    Sua sobrinha terá de sacrificar alguma coisa, ou o direito dela ou do filho.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 08 de fevereiro de 2016, 1h09min

    Se ela tentar sacrificar o direito do filho ela nem precisa se dar ao trabalho de disputar a guarda, o juiz já concede a unilateral ao pai e restará a mãe as visitas ASSISTIDAS na casa da criança (do pai), pois ela será acusada de alienação parental caso leve a criança com ela sem a autorização do pai ou da justiça.

    D

    Desconhecido Terça, 09 de fevereiro de 2016, 5h05min

    Marcos Silva
    Se o pai não autorizar, a mãe deve procurar a justiça e entrar com ação de suprimento de consentimento paterno. Ela deve ter provas das condições da saúde mental do pai, tendo em vista que toma remédios controlados.

    Marina

    Marina Quarta, 10 de fevereiro de 2016, 22h50min

    Apenas cuidado pois a maioria dos remédios controlados não caracterizam que há problemas para patrio poder em função do uso dos mesmos. Será preciso mais do que a receita médica... Será preciso um laudo médico atestando que ele não Eh apto ou não tem condições mentais... Cuidado de verdade... A sociedade hoje convive com medicamentos e muitos deles são controlados com retenção de uma via na farmácia e isso não caracteriza insanidade ou prejuízo mental.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 11 de fevereiro de 2016, 12h53min

    Tomar remédio controlado nunca foi, não é, e não será, impedimento para a concessão da guarda judicial de um filho E mesmo que ele fosse um doido, mas nunca antes tenha atentado contra a propria vida, posto a vida de alguém em perigo, e nem a do filho, mesmo doido ele ainda assim poderia ter a guarda do filho.

    Além de que, o convivio da criança com o pai é preservado mesmo que ele seja doido, se o pai, por algum motivo, não seria um bom candidato a guardião, sempre existe um parente proximo que assuma a guarda, preservando assim o direito deste filho poder manter o convivio com o pai mesmo que a mãe tenha escolhido ir-se embora do pais. Cada um vive conforme suas escolhas, se essa é a escolha dela, fazer o que? Cêdo ou tarde o filho tmb iria cair no mundo e "tchau, mãe", não viveriam juntos para sempre, se ela quer antecipar essa separação, tudo bem, pode ser bom para o filho.