Tive filhos com um estrangeiro. Eles nasceram há três meses. Quando as crianças nasceram, ele me convenceu colocar apenas o sobrenome dele nas crianças. Agora está me ameaçando constantemente e fazendo tortura emocional. Estou com medo dele. Ele diz que a qualquer hora faz alguma coisa comigo, E que vai levar meus filhos embora e levar para seu país de origem. Quero me separar. Como devo proceder, para sair de casa e não perder a guarda dos meus filhos e sem risco de ele poder sair do país com as crianças? Na guarda compartilhadas, há chances de ele poder sair do país com as crianças sem minha autorização?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sexta, 05 de fevereiro de 2016, 14h53min

    Não há motivo para que seus filhos não recebessem seu sobrenome. Para sair do Brasil com as crianças o pai terá de apresentar autorização da genitora, e vc consta na certidão de seus filhos.

    Peça na justiça a guarda provisória, procure a defensoria publica para isso, peça tmb os alimentos provisórios que o pai terá de dar aos filhos, enquanto o valor da pensão não seja discutido na justiça, e não deixe de providenciar tmb ordem para incluir na certidão de seus filhos o seu sobrenome.

    Vc pode fazer isso tudo de uma vez só, e tmb sair de casa e ir morar com amigos ou parentes na mesma cidade onde vc está.

    Guarda judicial não concede nada aos genitores, nenhum direito, apenas obrigações, e a maior delas é a de zelar pelos filhos, representando-os e defendendo seus direitos. E é direito do cidadão que, por mero acaso, é seu filho, o de conviver com ambos os genitores, na mesma medida de tempo e condições. Por isso a guarda compartilhada atende aos interesses da criança, não dos pais, desse modo, qualquer dos genitores para sair do pais tem de obter autorização do outro genitor ou então da justiça, e esta sempre chama o outro genitor para se manifestar.

    Grave as ameaças que ele lhe faz, leve a delegacia de seu bairro e registre BO, peça ordem de restrição. Isso poderá vir a ser muito útil mais tarde, demonstrará o perfil psicologico do sujeito, e até poderá ajuda-la a manter as visitas assistidas, para que o sujeito não faça mal as crianças.

    H

    honorio vieira Suspenso Domingo, 07 de fevereiro de 2016, 12h46min

    Boa tarde Roberta,

    E aconselho ainda, comunicar tal fato a Polícia Federal, e caso ele não cumpra o seu dever de pai, principalmente na sua manutenção, poderá ainda ter o seu visto cancelado e ter que sair do Brasil.