Tenho uma filha de 8 anos e fui abandonada grávida dela de 2 meses. Não pedi o direito ao valor de alimentos gravidicos e para consultas clinicas na epoca, porem entrei com ação de pensão alimentícia um mês depois de nascida em abril de 2007. O mesmo nunca compareceu a nenhuma audiencia e o processo foi arquivado. Gostaria de saber se posso reabrir o processo e pedir o pagamento de todo o retroativo da pensão visto que ele só começou a pagar o valor de 300,00 no ano de 2015 para fins escolares. agora exige visitação. Como a minha filha nunca teve a presença do pai, ela nao se interessa muito em ter a presença dele.. Posso alegar ao juzi a ausencia todo esse tempo e pedir a visitação de 15 em 15 dias com presença de uma assistente social? o mesmo chegou a ameaçar de sequestrar a menina caso eu proibisse a visitação. Como devo proceder nesse caso? posso pedir a medida protetiva de visitação na mesma ação do pagamento retroativo?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sexta, 05 de fevereiro de 2016, 22h15min

    E por que foi arquivado?? Se vc não se manifesta, não corre atrás, a coisa não anda.

    O novo processo irá pedir pensão a contar do que constar da inicial, é o mais anterior possível que se pode chegar, o que ficou para trás e a justiça sequer definiu, vc não pode cobrar.

    O direito da pensão e das visitas não é dos pais, mas da criança. Sua filha terá de conviver com ele, é direito dela conhecer quem um dia agiu errado e agora quer consertar o erro. Se vc não ensinar isso a seu filho hoje, amanhã, quando adulto, ele seguirá seu ensinamento e tmb não vai perdoar vc por ter escolhido para pai dela um imprestável egoista, fazendo-a viver a infância sem um pai. Vc não é perfeita, escolheu aquele tipinho para ser pai de sua filha, portanto, se vc errou e se arrependeu, o sujeito tmb tem o direito de se arrepender e tentar consertar.

    Tão certo quanto o Sol nasce todos os dias, que sua filha terá de conviver com o pai, portanto, ajude-a a aceitar esse estranho na vida dela se vc não quiser que ela sofra, pois dessa disputa será ela quem mais irá perder, não o seu ex que lhe abandonou grávida. Não vitime sua filha 2 vezes pelos seus erros de julgamento.

    Agora ela rejeita, o que é natural, ela tem magoa. Mas não a crie iludida na vida, mostre que todos somos humanos, nos enganamos, erramos, nossos atos tem consequências, mas, graças a Deus, podemos colocar a mão na consciência e rever nossos atos, tentando de alguma maneira reparar, compensar, não será igual como se não tivesse errado, mas ninguém nasce com manual de procedimento, bússula de direção, a vida é exercicio e erro, até chegamos no acerto. Ensine a ela a vida.

    Estipular as visitas a cada 15 dias tendo a presença de uma funcionária publica quando o visitante nem tentou matar a visitada, é um pouco demais. O que vc pode propor é que não o desejando na sua casa vc pede que as visitas sejam no forum, ai dá. Que elas serão a cada 15 dias, é quase certo que sejam mesmo, e que serão inicialmente assistidas, é sem duvida o que irá acontecer.