Sou casada e tenho um bebê de 10 meses, a 4 estou tentando separar, conversei pra tentar acordo, mas não ouve. Como proceder qd um cônjuge se nega a separar? Minha família mora em outra cidade e fico o dia todo com meu bebê. Qd falo de procurar um fórum pra fazer certinho ele tranca a porta, pega meu celular. Diz q não vai me deixar separar enquanto o filho estiver pequeno. A situação está insuportável. Nesse caso posso procurar ajuda? Quem? Qual seria o primeiro passo? Tenho medo de pegar as coisas e ir embora enquanto ele está no trabalho e acabar perdendo a guarda do meu bebê.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Domingo, 07 de fevereiro de 2016, 20h28min

    Querida, vc não tem para onde ir com a criança. Vc vai sair para onde? A criança não pode mudar de cidade sem que o pai autorize

    A decisão de sair da cidade onde reside sua familia foi escolha sua, ter um filho foi tmb escolha sua. Agora, este cidadão que é POR MERO ACASO SEU FILHO, tem direitos que suplantam, os seus, lamento informar. E um dos primeiros direitos dele é de conviver tanto com a mãe quanto com o pai, na mesma medida, tempo, qualidade, e modo. Portanto, vc indo embora a criança terá seus direitos feridos, pois vc mesma escolheu priorizar os seus direitos em ficar com os seus pais, colocando em segundo plano o mesmo direito deste cidadão por quem vc voluntariamente assumiu representar. Desse jeito vc só prova que não tem condições de representa-lo, lutar pelos direitos dele já que vc os põe em segundo plano.

    De fato, se vc pegar suas coisa e ir embora será acusada de alienação parental e será a guarda concedida ao pai, restando a vc apenas visitas ASSISTIDAS, pois vc não respeitou o direito da criança.

    Sugiro que procure uma creche e vá buscar trabalho, eu disse trabalho, o que importa é o ganho do sustento, não é ter a carteira assinada. Vc pode até desenvolver atividade autônoma. Assim, vc poderá sair da casa em que vive e ir teu seu teto, sem precisar mudar-se de cidade.

    D

    Desconhecido Terça, 09 de fevereiro de 2016, 4h39min

    Você deve encontrar testemunhas sobre os maus tratos sofridos em casa, e procurar a justiça gratuita, na defensoria pública de sua cidade, bem como a delegacia da mulher. Tenha testemunhas e outras provas também.
    No seu caso, é bom não falar mais nada sobre separação, fique calada, chame vizinhos e amigos para testemunhar em seu favor, deixe que eles vejam discretamente, sua situação, e em silêncio planeje a separação.
    Ao mesmo tempo que procura as testemunhas, encontre algum trabalho remunerado. Você pode dizer para ele que mudou de ideia sobre a separação, que agora resolveu trabalhar fora, etc.
    E quanto antes você pedir a separação melhor para você em relação a criança, porque, quando pequena, a criança sempre prefere ficar com a mãe.
    Depois que a criança ficar maior, ele vai querer/conseguir a guarda, alegando que você não tem condições de criar. Ou seja, ele está esperando a criança ficar maior, porque, terá mais chances de ficar com a guarda exclusiva, principalmente, se ele tem mãe/parente para cuidar.
    Converse/consulte com advogados de família pessoalmente, ou procure a delegacia da mulher mais próxima e converse com eles lá.
    Sorte.

    ?

    Desconhecido Quarta, 17 de fevereiro de 2016, 13h00min

    Dinahz na frente de outras pessoas ele é uma pessoa simpática e gentil. Não me deixa trabalhar. Mas mesmo assim eu vendo produtos importados em um aplicativo, mas não tenho comprovante de renda. Tenho fotos de agressão que na época eu errei, ficou com dó de denunciar, achei que iria mudar e gravações que eu mesma fiz, dele supondo que sou louca e questionando a paternidade do meu bebê. Já inclusive pedi que ele fizesse exame, porque me sinto humilhada com essa situação, mas ele se nega a fazer o exame. Se eu denunciar com as fotos e gravações que eu mesma fiz corro o risco de perder meu bebê? A 4 meses descobri que ele usa drogas, como consigo provar? Na justiça teria alguma forma de entrar com pedido para que ele faça o exame?

    R

    Rafael F Solano Quarta, 17 de fevereiro de 2016, 14h04min

    Olivia, o fato dele duvidar da paternidade da criança, mesmo que por ele reconhecida, não representa nada, não resultada em nada, exceto se ele faz tais colocações em publico, expondo sua moral entre seus conhecidos, dai vc conseguiria processá-lo por dano moral.

    E o fato dele usar drogas tmb não é o fim do mundo, todo drogaticio é considerado pela OMS um doente, vicio é doença, seja no que ou do que for. No máximo ele será obrigado a se tratar para poder conviver sozinho com o filho, tendo condição para passeios e pernoites, isso tudo se conseguir provar que ele é drogaticio e faz uso perto do filho. Ele se drogar longe da criança de vez em quando não será a principio considerado de grande relevância.

    Se vc quer trabalhar vc deve ir trabalhar, não tem de viver sob o pé de ninguém, se é ameaçada vc tem a delegacia e a justiça para recorrer e garantir seus direitos, mas, se vc aceita, não há como salvar vc de sí mesma, a vontade de se libertar tem de vir de vc.

    D

    Desconhecido Sexta, 19 de fevereiro de 2016, 18h05min

    Olivia
    De acordo com seu relato, entendo que a saída é você se preparar para deixa-lo. Então, trabalhe em silêncio, economize dinheiro e ganhe sua independência financeira, e quando possível, entre com ação de guarda/pensão e se mude.
    ""O trabalhador informal, autônomo ou profissional liberal pode comprovar a renda mediante apresentação de:
    ◾a) Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – Decore;
    ◾b) Declaração Formal do Cliente, nos termos da Declaração de Rendimentos (verificar limitador vigente);
    ◾c) Comprovante de recolhimento do INSS, acompanhado de Declaração Formal do Cliente do valor base de recolhimento;
    ◾d) Contrato de transporte rodoviário de cargas ou de pessoas;
    ◾e) Declaração dos valores pagos a transportador autônomo de cargas ou de pessoas;""
    Declaração de Imposto de renda pode servir como prova de renda.
    Procure um contador de confiança e se informe.
    Leia e consulte advogados de família, sobre guarda compartilhada.
    Sorte.