Boa tarde a todos! Preciso muito que me ajudem.

Faz 8 meses que estou empregada em uma empresa de propriedade intelectual. Saliento que gosto muito do meu trabalho, as condições são justas, minha chefia e meus colegas são amáveis. O que acontece é que existe um colega de trabalho em específico que vem me atacando moralmente. Desde o meu primeiro dia na empresa eu senti bastante resistência dele contra mim, mas imaginei que fosse pelo fato de eu ser novata e que com o tempo passaria. Ocorre que após certas mudanças na empresa, fui trocada de localização: tiraram-me de perto da única pessoa da mesma área que eu e me colocara perto deste tal colega, visto que minha chefe solicitou que eu o ajudasse com algumas funções dele, por ele estar sobrecarregado. Conforme ela disse, seriam trabalhos sem prazo e que eu poderia fazê-los quando e se eu tivesse tempo livre. Acontece que não tem sido assim. Ele tem frequentemente me passado tarefas dele que, realmente, não têm prazo, mas ELE os estipula e me controla o tempo inteiro enquanto estou trabalhando, sendo bastante grosseiro quando não faço algo no exato minuto que ele me solicitou. Ele trata trabalhos em meu nome com os clientes e até com a chefia sem o meu consentimento (de modo que eles pensam que eu já estou a par do assunto), o que acaba me obrigando a fazer tais trabalhos, atrasando as MINHAS funções. Frequentemente me envergonha em público, insinuando que sou preguiçosa e incompetente. Na semana passada tentei conversar civilizadamente com ele para que me informasse antes de tratar serviços em meu nome, não gostando, ele disse na frente dos nossos colegas que eu deveria aprender a chegar no horário, parar de passar tempo demais no almoço e trabalhar ao invés de ficar à toa na internet. Sendo que nunca fiz estas coisas, sequer me atrasei nenhuma vez até hoje. Eu me senti extremamente ofendida e humilhada. Fui à minha chefia comunicar o ocorrido (não foi a primeira vez) e eles prometeram organizar uma reunião conosco para solucionar isso, mas eles sempre fazem essa promessa e não cumprem, enquanto os abusos continuam. Ele está na empresa há mais tempo que eu: dois anos, e é educado (até demais) com todos da empresa, menos comigo. Nunca fui grosseira com ele e nem respondi suas provocações, mas isso me faz sentir muito mal, desrespeitada e desmotivada.

O que devo fazer? Tenho medo de procurar a justiça e acabar perdendo meu emprego. Também comprei uma espécie de câmera escondida para deixar em minha mesa registrando os abusos dele sobre mim (pois temo que as testemunhas que eu tenho não queiram se arriscar me ajudando), mas não sei se é certo de minha parte fazer isso. O que eu faço?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Segunda, 08 de fevereiro de 2016, 17h34min

    Vc já conversou com sua chefe sobre isso? Talvez esse colega tenha mesmo alguma ascendência sobre vc visto que vc o está auxiliando, e talvez vc tenha entendido que estão par a par, no mesmo nivel.