Conheço uma pessoa que há alguns anos é aposentada por invalidez, devido a problemas psicológicos (Depressão crônica e Transtorno Bipolar). Essa pessoa tem o desejo de cursar o ensino superior (mais especificamente o curso de ciências da religião), mas tem medo de perder o benefício por conta disso. Enfim, ela pode cursar o ensino superior ou seu benefício seria cessado se cursasse ?

Respostas

  • -1
    A

    Armando Sexta, 12 de fevereiro de 2016, 21h50min

    Melhor Resposta segundo o Autor da Pergunta

    Leonardo Pedro//
    Entendo o seguinte:
    Auxílio-doença. Benefício provisório para quem, por enfermidade, está, impossibilitado de exercer uma função ou exercer qualquer atividade profissional.remunerada,
    Aposentadoria por Invalidez : Benefício provisório para quem está impossibilitado para o trabalho e para exercer uma função.
    Cursar o ensino superior para fins de adquirir mais cultura acho que o INSS deveria exigir do beneficiário um termo de compromisso (não sei se já existe) de que o estudante, durante os estudos ou pós graduação não irá exercer uma atividade.por conta própria remunerada.
    Seria uma aberração se for proibido
    Boa sorte
    Deus acompanhe essa pessoa sua conhecida.
    Armando.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 08 de fevereiro de 2016, 18h12min

    Ela tem de conversar com o médico dela, primeiro.

    ?

    Desconhecido Sexta, 12 de fevereiro de 2016, 19h33min

    Ela comprovadamente sofre de problemas psicológicos crônicos,e por tanto, não tem estabilidade psicológica para exercer a profissão para a qual o curso de ciências da religião a capacitaria (professora). Mas, ainda assim, ela deseja cursar esse curso, não para capacitação profissional, mas tão somente para aplicação pessoal.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 12 de fevereiro de 2016, 23h33min

    Há outros cursos que não de nivel superior, que tanto daria a ela ocupação e tmb aplicação em sua vida pessoal