Boa noite, meu marido está desempregado e gostaria de contribuir com a previdência como facultativo baixa renda(cód :1929), tenho cadastro NIS e minha renda é de um salário mínimo, sendo que fui em uma agência da previdência para tomar informações a respeito e a atendente disse que ele não pagasse, pois a previdência tá negando todos que contribuem nesta modalidade, fazendo com que todos tenham que complementar para poderem ser beneficiados. Será que procede essa informação? E será que ele se enquadra neste tipo de contribuição?

Respostas

    A

    Armando Quarta, 10 de fevereiro de 2016, 22h08min Editado

    Adriana//
    Enquanto seu marido estiver desempregado, ele poderá contribuir como Segurado Facultativo (de baixa renda) sob o Código 1473, 11% sobre o máximo de um salário-mínimo-nacional, hoje de R$880,00.Se ele tiver o número do PIS/PASEP (deve ter, pois Vc diz "está desempregado") ele já é inscrito no INSS, poderá adquirir um Carnê de GPS
    em qualquer papelaria e começar a contribuir.
    Quanto ao Código 1929 é para quem é Cadastrado no CADUNICO (coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MSD)), paga 5% e o NIS é fornecido pela CEF(Caixa Econômica Federal). Quando do pedido de um benefício, deverá receber a visita de uma Assistente Social do Governo que confirmará se o benefício será concedido ou negado, Dependendo das condições que a Assistente encontrar na casa do contribuinte..
    É por aí.
    Boa sorte
    Armando