A empresa onde trabalho mudou o banco que deposita os salários dos funcionários, anteriormente era o Banco do Brasil que o fazia, mas a partir de quinze de fevereiro de 2016 os salários serão depositados pelo banco Itaú. Acontece que tenho uma dívida com o grupo Itaú, mais especificamente com o Hipercard. Parei de pagar o cartão de crédito em meados de 2014 por problemas financeiros, inclusive minha demissão, nessa época a dívida era de mais ou menos R$ 8 000,00 e hoje gira em torno de R$ 20 000,00. Recebi algumas propostas de negociação mas nenhuma delas cabe no meu orçamento. No momento da abertura da conta no banco Itaú não me foi permitido abrir conta salário, sob alegação de que só poderia fazê-lo depois do primeiro depósito. Já li a respeito da impenhorabilidade do salário e já ouvi relatos de colegas que tiveram seus salários ou parte deles retidos por bancos com o pretexto de pagamento de dívida. Gostaria de uma orientação a respeito de como conduzir a situação de modo que o banco Itaú não retenha o meu salário ou parte dele e, caso isso venha a acontecer, que providências devo tomar, quais são os meus direitos? Desde já agradeço.

Respostas

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Luciano Fidelis

    Luciano Fidelis Suspenso Sexta, 18 de março de 2016, 13h24min Editado

    . Contrate um advogado e processe o Itau, pois, somente quem bloqueia alguma coisa é um Juiz através de ordem judicial, o que não é o seu caso.

    O banco esta agindo de forma unilateral e esta peidando nos direitos civis e constitucional.

    Art. 649. São absolutamente impenhoráveis:
    I - os bens inalienáveis e os declarados, por ato voluntário, não sujeitos à execução;
    II - as provisões de alimento e de combustível, necessárias à manutenção do devedor e de sua família durante 1 (um) mês;
    III - o anel nupcial e os retratos de família;
    IV - os vencimentos dos magistrados, dos professores e dos funcionários públicos, o soldo e os salários, salvo para pagamento de prestação alimentícia;
    V - os equipamentos dos militares;
    Vl - os livros, as máquinas, os utensílios e os instrumentos, necessários ou úteis ao