Rafael F Solano Quarta, 10 de fevereiro de 2016, 20h47min

    Se sua avó não tinha sua guarda, vc somente morava lá com a permissão de sua mãe, portanto, ela ainda decide sua vida.

    Se emancipe. Vc pode antecipar sua emancipação que só ocorrerá aos 18 anos. Para isso vc tem de ter uma profissão (curso profissionalizante ou técnico), ter emprego (na sua profissão) que a sustente, e como vc já tem 16 anos, é só procurar a justiça e pedir sua emancipação.