Então, moro em uma residência de 2 pisos na qual alugamos em baixo, estou enfrentando diversos problemas com meu marido no qual só me resta a separação, porém ele não quer se divorciar pois alega que teria de vender a casa que foi construída por ele mesmo, ele me propôs de bater um contrato alegando que iria me passar a parte de baixo dos alugueis sem problema nenhum enquanto eu moro em outra cidade, só tenho medo disso não ser veridico, alguns me dizem que ele poderia afirmar que eu abandonei o lar e com isso eu perderia todos meus direitos... como faço para proceder? tem como eu bater este contrato sem perder meus direitos? agradeço a ajuda!

obs: sou casada com ele no civil!

Respostas

    D

    Desconhecido Sexta, 12 de fevereiro de 2016, 17h10min Editado

    Se não tem filhos menores, façam divórcio extrajudicial no cartório/tabelião, é rápido. com apenas um advogado para o casal, ou defensor público/para renda até 3 salários mínimos.

    Assim, poderão combinar tudo já no divórcio: que você sai da casa, receberá aluguéis por período determinado, até atingir o valor da sua parte. Veja, que neste caso, está vendendo sua parte para ele, e recebendo o pagamento em parcelas. Ou, que os aluguéis valerão como pensão alimentícia e você receberá sua parte, quando ele vender o imóvel.??

    Divórcio com contrato particular, para evitar que seja configurado abandono do lar, não é vantajoso, estão empurrando o "lixo para debaixo do tapete", e ainda poderá ser prova que você saiu de casa, nunca mais voltou e não contribuiu em nada com a propriedade.

    Qual é o regime de bens do casamento?
    Se é separação de bens e você contribuiu com a aquisição/obra, ou
    Se é comunhão parcial de bens, e o imóvel foi comprado/construído, durante o casamento, não saia de casa, sem entrar com o divórcio.

    Consulte/converse com advogados de família, de confiança, pessoalmente.