Morro em um terreno com meu pai e meus tios a + de 20 anos, mas meu tio que tinha em posse o lote Morreu e todos os irmão, com exceção de um, que nem mora na cidade não assinou, para passar para mau pai. Meu pai construiu tudo, mas não tem o lote no nome, e agora? quais são nossos direitos, pois pretendo investir em reformas no lote?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quinta, 11 de fevereiro de 2016, 13h50min

    Seu tio era o proprietário ou tinha apenas a posse??

    Se era somente a posse, seu pai pode requerer o usucapião SE o terreno for área particular.

    ?

    Desconhecido Sexta, 12 de fevereiro de 2016, 8h19min

    O terreno estava em nome dele, somente dele. Ele comprou e quitou. Ele que fez a compra do terreno. Porem ele morava no lote com 3 irmãos, sendo um deles o meu pai, todos na mesma casa. Depois, a uns 22 anos atras, meu pai casou e construiu uma outra casa no lote onde sempre moramos.

    ?

    Desconhecido Sexta, 12 de fevereiro de 2016, 8h21min

    Eles tem mais irmãos de outra cidade, e todos assinaram, menos 2, pessoas que nem conheço. Nunca nem vi estes tios.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 12 de fevereiro de 2016, 9h39min

    Se seu tio não deixou pais vivos os irmãos dele é que são herdeiros, se alguns abriram mão das partes deles para favorecer seu pai, os outros 2 restantes não são obrigados a isso. Portanto, seu pai terá de comprar a parte desses 2 irmãos.

    ?

    Desconhecido Sexta, 12 de fevereiro de 2016, 12h06min

    Entendi, como meu pai não tem condição disso ainda, mais a frente se eu construir e tiver em mãos a prova de que eu quem cobri o custo, o valor de ser pago aos outros irmãos que não assinaram é o do lote ou do todo com a casa e tudo? Pois meu pai tbm tem nota de quase todos os gastos que ele teve com a construção. Uma prova de que quem pagou a construção foi ele e não irmão. Pois ocorreu um sociedade, infelizmente, mal resolvida, pois não passaram a papel isso. Um comprou e o outro construiu.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 12 de fevereiro de 2016, 14h20min

    Não importa se vc irá construiu uma casinha ou uma mansão, o chão em que vc constrõi não lhe pertence, e sem que os demais donos do terreno tenham lhe autorizado a construção vc não terá direito a indenização pelo gasto na construção.

    O que os filhos de seus avós tem de direito é ao chão, e eventual construção que seus avôs tenham feito.

    ?

    Desconhecido Sexta, 12 de fevereiro de 2016, 16h44min

    Ok, entendi. Muito Obrigada. Para fechar a duvida, sobre o valor que temos que pagar, como é calculado isto? Ex: se for 10 irmãos e 7 assinaram sendo um meu pai, totalizando 8, os irmão que não assinaram receberão, cada um, um decimo do valor certo? No ano em que o lote foi comprado era um valor, mas hoje já é outro, como chegar a um valor para fazer a divisão de todas as pastes.? Divide-se o valor que conta na hora da escritura ou é estimado um valor atual?

    R

    Rafael F Solano Sábado, 13 de fevereiro de 2016, 1h03min

    Divida o valor do bem pelo numero de filhos, cada parte é de um herdeiro .

    Verifique o valor do bem no mercado imobiliário.