Estou com uma dificuldade de saber o que fazer com um terreno rural herdado. O terreno rural de aproximadamente 7 mil metros quadrados não possui registro ( o cartório pegou fogo e meu avô não fez novo registro e ele não possui escritura ) no terreno nao possui casa, portanto acho que ele nao possui os requisitos do usucapião, tem alguma solução para regularizar esse terreno ? Obrigado

Respostas

    HUGO MONTEIRO

    HUGO MONTEIRO 38376/DF Terça, 16 de fevereiro de 2016, 16h29min

    Prezado Gabriel,
    Seu caso é complexo, mas existe solução sim. Certamente, precisará de um advogado.

    ?

    Desconhecido Quarta, 17 de fevereiro de 2016, 11h39min

    entao, nao tenho nem ideia como regularizar esse terreno, acredito que haja uma solução, mas esta mt difícil de achar

    D

    Desconhecido Quarta, 17 de fevereiro de 2016, 11h50min

    para usucapiao não precisa necessariamente residir no terreno. mas como ja foi diti precisa contratar um advogado. outra coisa se imovel rural vc nao vai conseguir escritura em razao do modulo ser menor qhe o exigido qie salvo engano é de 20.000 dependendo de cafa região

    ?

    Desconhecido Quarta, 17 de fevereiro de 2016, 12h10min

    mais um dos requisitos do usucapião é residir no local ? tem jeito de usucapi sem residir ?

    D

    Desconhecido Quarta, 17 de fevereiro de 2016, 12h18min

    Não é necessário residir leia artigo 1242 codigo civil

    HUGO MONTEIRO

    HUGO MONTEIRO 38376/DF Quarta, 17 de fevereiro de 2016, 14h21min

    Prezado Gabriel,
    Como dito antes, há dois caminhos para o seu caso. Uma, pela usucapião, tendo como requisitos gerais a posse prolongada no tempo (10 anos no seu caso); posse com ânimo de dono, com intenção de proprietário; posse mansa e pacífica; e posse contínua. Outro caminho, seria ajuizar uma ação de restauração da matrícula junto ao cartório de registro de imóveis, tendo em vista que os arquivos do cartório foram queimados.
    Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

    Att,

    [email protected]