Trabalho num shopping a 6meses 6hrs por dia, 6dias por semana. Meu empregador não assinou a carteira de nenhuma das funcionárias, e quer aumentar o horário para 8hrs diárias, e vem com uma conversa que não assina a nossa carteira porque algumas tem menos de 3 meses de trabalho, e que está no tempo de experiência. Sei que o empregador é obrigado a assinar a minha carteira, mas o quê eu posso fazer?

Respostas

    G

    Gabriel Sexta, 12 de fevereiro de 2016, 15h57min

    Carlos Henrique, boa tarde!

    Primeiro, se ocorrer o aumento da jornada de 6hs p/ 8hs diárias, a remuneração deverá receber o aumento proporcional, não podendo ser esquecidas as horas extras, haja vista que a jornada de 8hs diárias, 6 dias por semana, ultrapassa 44 horas semanais, bem como o intervalo intrajornada (refeição e descanso) de 1h por dia.

    Segundo, o empregador é obrigado a registrar a CTPS (carteira) do empregado ainda que seja um contrato de experiência.

    Terceiro, quanto ao que fazer, você tem 3 opções:
    1 - Pleitear judicialmente a rescisão indireta do contrato de trabalho (justa causa do empregador), porém isto encerra o contrato de trabalho.
    2 - Pleitear judicialmente o registro da CTPS, contudo na prática isto acaba estremecendo a relação de emprego e pode implicar em demissão ou, o que é pior, em perseguição no ambiente de trabalho.
    3 - Pleitear judicialmente, por ocasião de eventual demissão, os direito trabalhistas decorrentes do pacto. Todavia deverá estar atento ao prazos prescricionais de 05 anos (para o direito) e 02 anos (para propositura da demanda).

    Espero ter ajudado.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 12 de fevereiro de 2016, 19h09min

    Experiência é contrato de trabalho e como tal tem de ser escrito na carteira.

    Felipe Farias

    Felipe Farias Sábado, 13 de fevereiro de 2016, 20h51min

    Ola! fui demitido de uma empresa e a nova empresa me recontratou
    Eles me dizem que estou cumprindo aviso da empresa antiga trabalhando na nova empresa. Isso é correto? eles podem fazer isso?