Olá. Tenho 24 anos e há 5 anos descobri que meu pai de criação não é biológico. Sempre tive contato com meu pai biológico mas fui criada acreditando que ele era meu padrinho. Eu e meu pai de criação sempre estivemos próximos por morarmos na mesma cidade, mas durante meu crescimento tivemos diversos conflitos (chegamos a ficar 1 ano e meio sem nos falarmos). Ele também não sabia que não era biológico. Após exame de DNA, todos estão cientes da situação há 5 anos e tenho bom relacionamento com os dois pais, apesar do pai biológico morar em outro estado. Minha avó biológica é portuguesa e meu pai possui cidadania. Meus dois pais são abertos a idéia de alterar meu registro de paternidade para solicitar posteriormente a cidadania portuguesa que seria meu direito por ser filha biológica de cidadão português. No entanto não sei se isso seria possível visto que o vínculo sócio-afetivo pesa mais do que o biológico, porém sempre tive contato com o pai biológico e temos vínculo afetivo desde que nasci, apesar de menor do que o pai de criação. Minha dúvida é: essa alteração, por este motivo (solicitar cidadania) seria possível? As chances de conseguir esse reconhecimento são poucas? Sei que devo procurar um advogado de família mas gostaria de saber se isso é possível antes de investir financeiramente e procurar um advogado.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sábado, 13 de fevereiro de 2016, 1h40min

    Vínculo sócio afetivo é aplicavel quando o filho é menor de 18, vc já é emancipada, vc é quem decide.