Tenho a guarda definitiva da minha filha que hj tem 14 anos, o genitor possui direito a visita. Porém desde que consegui a guarda, esse ex companheiro me persegue da seguinte forma:, acionando o conselho tutelar com falsas denúncias,que geralmente acabam sendo arquivadas como não procedentes, vive chamando viaturas da polícia quando minha filha decide não ir com ele por algum motivo. Ele e minha filha nao se dao muito bem e ele tenta de todas as formas me responsabilizar por isso. Da última vez, fui interceder por ela, e ele me ofendeu e ameaçou, eu fiz um boletim de ocorrência, pois fiquei com medo. Ele ja foi internado por problemas psiquiatricos quando vivia comigo, e é militar. Ele sempre diz que vai Me processar. Enfim, esse tipo de atitude me causa muito sofrimento.está afetando meu desempenho no trabalho, pois isso gera muito stress, ir em delegacias, ser avaliada por assistentes sociais acerca de minha conduta como mãe, mesmo sabendo que não vai adiante, pq nada faço de errado. Mas penso que ele faz isso apenas para gerar stress e constrangimento para mim. Ele sabe que nao tenho como pagar advogado. Questionado por nossa filha sobre essas condutas , ele disse que "se eu nao queria problemas, entao nao deveria ter separado dele."Quero saber se esssas atitudes dele, denúncias no conselho tutelar, chamar a viatura sem motivo, isso pode ser considerado um tipo de perseguição? Cabe dentro da lei Maria da penha? Como posso me amparar legalmente nessa questão? Me ajudem por favor.grata

Respostas

    R

    Rafael F Solano Domingo, 14 de fevereiro de 2016, 16h39min

    Ele chamar a policia quando a criança ou adolescente se recusa a conviver com ele deve ser por orientação do advogado, visto que é direito da criança o convivio, e dever do guardião ajuda-lo neste convivio, quer dizer, ajudar ao filho a melhor se relacionar com o genitor visitante, caso o guardião não aja assim poderá estar praticando alienação parental, e com isso vir a perder a guarda para o genitor que visita. Não existe isso de "não se dar bem" com pai ou com mãe. Algum problema há !!!!! Pai e mãe não é coleguinha!! Vc é coleguinha da sua filha? Quando ela se zanga manda vc tomar......refresco, por ex? Vc dá ordem e ela despreza vc?? Então!!!! Pais são pais, não tem isso de não se dar bem.

    Se sua filha tem problemas de relacionamento com o pai vc deve investir ao máximo de esforço no sentido de elucidar o problema, pelo proprio bem de seu filho, com certeza se ela estive com problemas com vc tal caminho seria naturalmente procurado por vc para elucidar a questão e poder voltar a se dar bem com sua filha, não é mesmo??

    Assim como vc ele tmb tem direito a opinião, a opinião dele quanto a vc como mãe é uma questão dele, é direito dele achar que vc não atende como deveria, portanto, é direito dele requerer a avaliação de assistentes sociais que irão apurar, de modo imparcial, se vc de algum modo prejudica seu filho. Uma vez isso elucidado, morre o assunto, ele permanece com a opinião dele mas ela não irá surtir mais efeito legal algum.

    Tente de toda forma colocar sua filha fora disso, deve ser horrivel para um filho ter de escolher um lado, amanhã, quando adulta, ela poderá lhe odiar pelas situações dificeis que ela viveu. Por isso sugiro que procure ajuda de um terapeuta para lidar tanto com seu ex como com sua filha, para evitar que ela sofra com esse desajuste, principalmente sabendo quem é o pai dela, o tipo destemperado dele.

    Em nada as atitudes dele servem para vc representar contra ele, nem injuria, nem ameaça, nem perseguição, se ele vai a sua casa apenas nos dias de visita a filha, não há perseguição. Nem é maus tratos a vc pois ele nem vive com vc, as desinteligências somente acontecem em função das visitas a filha. . Se tentar ordem de restrição contra ele tmb não adiantará nada, se ele não for a sua porta, sua filha terá de ir encontra-lo em qualquer lugar, mesmo que seja vc ou seu representante a leva-la para conviver com o pai, e ainda poderá responder por litigância de má fé e calunia se inventar de dar falsa declaração.

    R

    Rafael F Solano Domingo, 14 de fevereiro de 2016, 16h44min

    Diante disso, sugiro que tente levar sua filha a melhorar o convívio com o pai dela, ainda mais se ele tem problemas, como vc mesma disse. Afinal, ele é o pai dela, o pai que vc mesma escolheu para ela.

    Sugiro que procure entrar em entendimento quanto a ele buscar a filha em outro lugar, convença-a a ir se divertir com ele, assim vc se desgasta menos com tudo isso.

    Boa sorte!