Minha mãe não paga minhas contas,moro com ela,contas de Água,luz, e aluguel eu não pago,por morar com ela. Trabalho desde mais novinha tenho 15 anos e quero morar sozinha.Ela é separada do meu pai e não tenho muito contato com ele só pela justiça.O que sera melhor eu fazer?Esperar mais um ano pra emancipar ou tentar falar com ela ?

Respostas

    P

    Patrícia da Silva Terça, 16 de fevereiro de 2016, 10h23min Editado

    Bom dia, para que um menor seja emancipado é necessário que no mínimo tenha 16 anos completos.
    E a emancipação é feita com anuência dos seus pais, não é uma obrigação deles fazerem sua emancipação, caso já tivesse 16 anos, mas sim uma VONTADE, ou seja, eles que irão escolher te emancipar ou não, quando você completar 16 anos.

  • -1
    ?

    Desconhecido Terça, 16 de fevereiro de 2016, 11h07min

    Obrigada !

    R

    Rafael F Solano Terça, 16 de fevereiro de 2016, 11h40min

    Existem 2 formas do menor se emancipar, em ambas é necessário a idade minima de 16 anos.

    A 1ª são os pais indo ao cartório emancipar o filho, simples assim, basta eles quererem (caso o adolescente discorde poderá recorrer a justiça e comprovar seu estado de dependente dos pais, podendo até requerer pensão de ambos).

    A 2ª é o adolescente ir a justiça, por meio da defensoria publica, requerer a propria emancipação, a justiça irá conceder caso o adolescente de fato demonstre estar apto a assumir os atos civis da vida adulta, como ter uma profissão e um emprego que o sustente.

    R

    Rafael F Solano Terça, 16 de fevereiro de 2016, 11h41min

    Se não quer ou não pode mais morar com sua mãe, sugiro que procure o Conselho Tutelar e exponha sua situação.