Boa Tarde! Trabalhei de 2004 à 2009 em órgão público, no mesmo ano de 2009 comecei a trabalhar me empresa privada, no qual tive que pegar um documento na caixa informando que meu PIS/PASEP ira ser convertido para o FGTS...nos anos de 2011,2012 e 2013 eu ganhava menos do que 2 salários mínimos, mas sempre que ia buscar meu PIS anual o banco me informava que eu não tinha direito, sempre fiquei nessa dúvida, mas na correria do trabalho nunca busquei informação do porque. Está semana fui em busca da solução... e descobrir o porquê. Poi bem, o FGTS está cadastrado na Caixa Ecônomica Federal e o PIS/PASEP está cadastrado no Banco do Brasil. E ambos me informavam que estava tudo certo, foi quando o BB imprimiu a folha do meu PIS e estava como se eu estava ativo ainda no funcionamento público...foi quando o mesmo foi investigar o que estava acontecendo, foi quando o atendente do BB descobriu que tem outro funcionário público com meu mesmo nome (idêntico), sendo que com pais diferentes e nascimento diferente também, já fui no órgão público que trabalhei para verificar se oerro foi deles e o mesmos me orientaram a procurar o Ministério do Trabalho. Pergunto aos senhores se nesse ano de 2009 até agora se terei os valores restituídos em meu nome? estou com um agendamento no Ministério do Trabalho.

Respostas

    L

    Luguevas Sexta, 19 de fevereiro de 2016, 14h39min

    Thiago: não sei lhe responder se você conseguirá receber a restituição dos valores, mas só para você entender melhor: o programa PIS/PASEP é um só, mas a parte do PASEP é para os funcionários públicos e o PIS para os demais. O PASEP não se converte em FGTS, que é outra coisa. Quando se passa de um órgão público para um privado, a empresa faz uma comunicação e o número passa a ser PIS.