Nunca conheci meu pai, nem tive nenhum contato com ele. Durante minha adolescência ele me enviava um valor em torno de meio salário mínimo. Depois descobri que ele recebe muito bem, algo além de 10 salários. Hoje, passando por dificuldades e pelo perigo de ter que abandonar a faculdade, procurei ele e pedi por sua ajuda, para que me fosse dado pelo menos 1 salário mínimo. Mas recebi um não como resposta. Já tenho 23 anos, minha mãe e eu estamos passando por sérios problemas. Como proceder para que meu pai me ajude? Pedido de pensão? Valor retroativo? Ou processo por abandono afetivo?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quarta, 17 de fevereiro de 2016, 14h42min

    Se nunca sequer conviveu com ele, não houver afeto para que este viesse a ser abandonado, deixado de ser suprido, pois teria de ter sido antes cultivado, e como vc nunca o conheceu ele nunca cultivou em vc afeto algum.

    Com 23 anos já tem 5 anos que vc se emancipou, alcançou a maioridade civil, é dono de seu nariz, não depende de ninguém. Portanto, não cabe pensão alimenticia. Contudo, por estar cursando ensino superior vc pode requerer pensão alimenticia, o valor pode ser de meio salário, de até 1 salário, ou, pelo contrário, um percentual de 20% a 30% do salário, enfim, não há como precisar o valor. A pensão será devida até o mês que complete 24 anos ou que termine a faculdade (sem reprovação), o que acontecer primeiro, portanto, corra!!!!