Um amigo próximo é francês e casado com uma uruguaia, reside no Uruguai e vai vir ao Brasil passear e queria comprar um carro usado que viu na internet e gostou muito. Já verifiquei que ele precisaria de CPF e RNE. Como ele não pretende viver aqui acho contraditório solicitar um RNE. Porém o RNE é dado pra quem tem visto temporário e uruguaios no caso do VITEM II (visto de negócios - que é um tipo de visto temporário) tem isenção, seria possível então?. Também pensei em comprar o carro no meu nome e deixar com ele. Porém não sei se haveria problemas legais para mim no futuro. Eu pagaria todos os impostos e licenciamento anuais, porem estou pensando em casos extremos como um acidente com vitimas fatais no Uruguai.

Respostas

    H

    honorio vieira Suspenso Quinta, 18 de fevereiro de 2016, 8h49min

    Bom dia Leandro,

    O primeiro cuidado que deve ter, é se pode importar carro usado para o Uruguai, pois o Brasil não permite a importação de carro usado, a não de colecionadores. Pois geralmente os carros usados que estão a passeio, é permitido uma licença de até 180 dias para circular em outro país.

    Em relação ao visto que a esposa dele, pode requerer seria o visto pelo acordo imigratório do Mercosul e não o visto de negócio como você relatou, pois com o visto do acordo ela sim teria o RNE e o CPF.

    Atenciosamente

    Honorio - [email protected]