ESTOU PRESTE A COMPRAR UM TERRENO Q TEM IPTU E DOC EM CARTORIO ONDE O PROPRIETARIO FEZ A BASTANTE TEMPO,FICA EM UM CENTRO URBANO SENDO Q O MESMO E DE POSSE QUAIS OS RISCOS LEGAIS Q IREI ENFRENTAR?? SE EU CONSTRUIR E NAO REGULARIZAR A PREFEITURA PODE ME DESPEJAR?? CORRO O RISCO DO VERDADEIRO DONO APARECER E ME TOMAR A TERRA???

Respostas

  • -3
    L

    Luis Matos Quarta, 20 de junho de 2007, 19h37min

    Juliana, creio que a posse não é um tão bom negócio assim, pois se o fosse não seria bem mais barato que os imóveis legalizados. O grande problema da posse é que vc nunca será proprietária, até que o vc obtenha o título de propriedade, geralmente obtido por usucapião, que é um processo trabalhoso e que há casos em que não há êxito. O fato de ter IPTU e Registro em cartório não garantem a propriedade do imóvel. Com relação ao IPTU, a prefeitura está sempre pronta a lançar qumalquer imóvel, pois é mais uma renda para a Fazenda Municipal; e o registro em cartório qualquer pessoa pode fazer, sem , no entanto, possibilidade de transferir o imóvel no RGI. O posseiro sempre corre o risco de ser surpreendido com uma ação de reintegração de posse. Abcs.

    D

    Diogo Bacellar Terça, 06 de janeiro de 2009, 10h59min

    Estou querendo comprar um terreno no Recreio dos Bandeirantes, o mesmo é dentro de condominio mas não tem RGI é de posse, mas tem escritura em cartório e possui Iptu, gostaria de saber se tem algum problema em construir uma casa no mesmo, a prefeitura ira derrubar? Não posso construir? Quais são as irregularidades para terrenos de posse?

    A

    Amanda Assis. Domingo, 31 de maio de 2009, 14h09min

    Olá,eu e o meu noivo estamos prestes a comprar um terreno que foi de um antigo fazendeiro que não tinha ascendente e nem descendente,no caso ficou para prefeitura,certo?A pessoa que irá nos vender este terreno construiu a casa dela atrás do terreno,e ela mora lá a alguns anos,o que deve fazer para que depois de comprar não de problema algum?Quais os papeis que tenho que agilizar primeiro?

    Amanda Assis.
    Obrigada.