ESTOU PRESTE A COMPRAR UM TERRENO Q TEM IPTU E DOC EM CARTORIO ONDE O PROPRIETARIO FEZ A BASTANTE TEMPO,FICA EM UM CENTRO URBANO SENDO Q O MESMO E DE POSSE QUAIS OS RISCOS LEGAIS Q IREI ENFRENTAR?? SE EU CONSTRUIR E NAO REGULARIZAR A PREFEITURA PODE ME DESPEJAR?? CORRO O RISCO DO VERDADEIRO DONO APARECER E ME TOMAR A TERRA???

Respostas

3

  • -3
    L

    Luis Matos Quarta, 20 de junho de 2007, 19h37min

    Juliana, creio que a posse não é um tão bom negócio assim, pois se o fosse não seria bem mais barato que os imóveis legalizados. O grande problema da posse é que vc nunca será proprietária, até que o vc obtenha o título de propriedade, geralmente obtido por usucapião, que é um processo trabalhoso e que há casos em que não há êxito. O fato de ter IPTU e Registro em cartório não garantem a propriedade do imóvel. Com relação ao IPTU, a prefeitura está sempre pronta a lançar qumalquer imóvel, pois é mais uma renda para a Fazenda Municipal; e o registro em cartório qualquer pessoa pode fazer, sem , no entanto, possibilidade de transferir o imóvel no RGI. O posseiro sempre corre o risco de ser surpreendido com uma ação de reintegração de posse. Abcs.

  • 0
    D

    Diogo Bacellar Terça, 06 de janeiro de 2009, 10h59min

    Estou querendo comprar um terreno no Recreio dos Bandeirantes, o mesmo é dentro de condominio mas não tem RGI é de posse, mas tem escritura em cartório e possui Iptu, gostaria de saber se tem algum problema em construir uma casa no mesmo, a prefeitura ira derrubar? Não posso construir? Quais são as irregularidades para terrenos de posse?

  • 0
    A

    Amanda Assis. Domingo, 31 de maio de 2009, 14h09min

    Olá,eu e o meu noivo estamos prestes a comprar um terreno que foi de um antigo fazendeiro que não tinha ascendente e nem descendente,no caso ficou para prefeitura,certo?A pessoa que irá nos vender este terreno construiu a casa dela atrás do terreno,e ela mora lá a alguns anos,o que deve fazer para que depois de comprar não de problema algum?Quais os papeis que tenho que agilizar primeiro?

    Amanda Assis.
    Obrigada.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.