Desconhecido Sexta, 19 de fevereiro de 2016, 11h51min

    o pasep e ridículo imagina que um servidor com 30 anos saca no máximo uns 700,00 quando se aposenta.

    ?

    Desconhecido Sexta, 19 de fevereiro de 2016, 11h56min

    Ta mas no meu caso sou soldado, tenho 4 anos de força e mais 2 que ainda tenho que cumprir, tenho direito ao pasep e como funciona ? Saberia me informar ?

    D

    Desconhecido Sexta, 19 de fevereiro de 2016, 11h59min

    o pasep assim como pis no seu caso vai ficar depositado daqui uns 26 anos se nada mudar vc saca ele

    D

    Desconhecido Sexta, 19 de fevereiro de 2016, 12h00min

    faz seguinte vai na agencia do BB ou Cef e veja a fortuna depositada. ...

    ?

    Desconhecido Sexta, 19 de fevereiro de 2016, 12h08min

    Obrigado, eu só me interessei em me informar pois me falaram disso e como gosto de me manter informado sobre assuntos gerais, entao decidi perguntar.

    L

    Luguevas Sexta, 19 de fevereiro de 2016, 12h54min

    Yuri: antes de 1988, as pessoas jurídicas faziam depósitos em contas individuais de seus funcionários, que anualmente recebiam juros. Depois a lei mudou, e não houve mais esses depósitos por parte das empresas e governos e ficou apenas o saldo para quem já tinha. Anualmente esse saldo é corrigido, mas as contas não recebem mais depósitos. Então ainda há uma parcela de trabalhadores que recebem esses juros. São valores muito pequenos. Quando as pessoas não sacam, os valores se juntam ao saldo. Quando os trabalhadores se aposentam, têm direito ao recebimento do valor integral. Hoje, as pessoas jurídicas contribuem para esses programas, mas as contribuições vão para um Fundo que anualmente paga um abono para os trabalhadores que recebem uma média de até dois salários mínimos mensais. Todos os anos as empresas preenchem uma relação chamada RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) onde constam os nomes de seus funcionários com mais de 5(cinco) anos no programa e que receberam em média até dois salários no ano que passou.

    L

    Luguevas Sexta, 19 de fevereiro de 2016, 13h00min

    No caso do PASEP, a administração é do Banco do Brasil. Se quiser saber o saldo, é só ir a uma agência e apresentar o cartão do PASEP, que eles olham no sistema.