Ola,

Na eventualidade do falecimento ou incapacitacao (ex: acidente, coma, etc) do advogado que atua por conta (sem socios) ja pago, como fica o cliente:

  • Tem que pagar novamente um outro advogado?

-Ha algum seguro obrigatorio que o advogado paga a OAB ou a mensasilade que se paga a OAB cobre seguro que protege os clientes no caso de falecimento ou incapacitacao do advogado?

  • Se existe algo do genero (seguro) o cliente tem tempo habil ( ou eh demorado?)para acionar em tempo para manter o tramite em dia sem perder a causa? Ou e somente mais um processo contra herdeiros na area civel?

Obrigado

Respostas

    ?

    Desconhecido Terça, 23 de fevereiro de 2016, 15h16min Editado

    Nossa, estou assustada que nenhum profissional sabe opinar ou tem conhecimento.

    Fui em alguns escritorios de advocacia, na hora nao souberam informar, outros ficaram de estudar os questionamentos e me ligar depois, nunca ligaram, liguei de volta os que atenderam disseram que ainda nao tinham resposta.

    Pensei que talvez fosse um limite local/regional, mas apos expor a pergunta em um forum nacional bem conceituado como esse, estou preocupada, parece a falta de conhecimento, curuiosidade e interesse é algo de nivel nacional.

    Fico perplexa, pois falecimento e a unica coisa garantida na vida, algo nada inedito e os profissionais ate o momento dao a entender que nao sabem nada a respeito do principio mais basico que engloba toda a classe de profissionais, inclusive direito algo que pode ter impacto irreversivel aos clientes.

    Se alguem discorda por favor opine, mas nao sobre isso e sim o que perguntei acima.

    Obrigada

    ?

    Desconhecido Sexta, 26 de fevereiro de 2016, 13h39min

    Gente que vergonha, ninguem sabe, fecham seus escritorios e abram um sacolão, farão um favor a voces mesmo e certamente aos desavisados dos seus clientes que serao os unicos a pagarem o preço das vossas ignorancias, pior ignorancia por conviniencia, relaxo, descaso e preguica.

    G

    GabS Sexta, 26 de fevereiro de 2016, 13h47min Editado

    Ninguém é obrigado a te dar consulta jurídica gratuita e muito menos responder uma pergunta em um fórum. Observe a quantidade de perguntas que são feitas diariamente aqui e quantas ficam sem respostas. Se sua petulância em não ser atendida se traduz em um julgamento generalizado do conhecimento de cada advogado, sugiro VOCÊ a cursar direito, abrir seu próprio escritório e responder suas próprias perguntas.

    ?

    Desconhecido Sexta, 26 de fevereiro de 2016, 14h30min Editado

    Agora aparece...os revoltados, como disse revoltadinho, eu fui como cliente e perguntei. Sem contar que isso no minimo deveria ser uma consideracao dos advogados a divulgar ao cliente principalmente se nao sao associados, exercem sozinhos.

    Se soubesse ler alem do que interessa só para pagar um de revoltadinho, teria notado que minha expressao nao so diz respeito apenas a esse forum como tambem consultas privadas que nao seriam gratis se os incompetentes soubessem a resposta.

    Pior e nao saber uma resposta de algo que abrange em potencial todos os cliente ou seja qualquer advogado de qualquer area deveria saber ou no minimo ter curiosidade. Ou alem de pseudo Deuses e "Dotos" sao tambem imortais?

    Ja que esta tao revoltadinho, que tal me enviar um contrato eu pago honorarios e voce mesmo responde sinho Douto anonimo que e covarde nem n,e tem so sabe agredir mulher em anonimato de internet.

    Ou so sabe ficar em portas de presidio voando e planando baixo esperando a proxima viatura para brigar com os outros urubus pela carnica que chegou?

    Abrir escritorio para que? Para ser somente mais um incompetente? Porque se a desculfa for que nao ensinam o basico, para que estudar algo que nao ensinam?
    Ou se ensinam e mesmo assim todos que foram consultados nao sabem ou fazem de conta que nao sabe, seria eu somente mais um inutil entre tantos ja que parece que e contagioso ser Doto.

    Fico pensando vc com esses argumentozinhos de dona maria "nao sabe a situacao de cada advogado" nossa serio? Socorro! Deve ate dizer em uma audiencia que "se nao fosse verdade eu nao estaria aqui dizendo" espero que seja apenas um pseudo advogado/a o uma estudantezinha qualquer metida a revoltada ou coitados dos presidiarios da onde vc bate cartao todos os dias.

    M

    MTB Recursos Suspenso Sexta, 26 de fevereiro de 2016, 15h02min

    Penso eu que isso seria um grande "azar" do cliente. Pois não conheço nenhum tipo de seguro por parte da OAB neste caso.
    O cliente com certeza terá que pagar todos os custos de honorários para o novo advogado se quiser prosseguir a ação.
    Se esse advogado nao tiver nenhum sócio, não tem o que fazer.

    S

    Silva_Campinas Domingo, 28 de fevereiro de 2016, 15h59min

    Sugiro procurar a OAB para providências ,com certeza não é justo e muito menos direito ,o cliente de boa fé sofrer prejuízos com o evento da natureza ,mas esperado sim( a morte virá para todos!) como o exemplo citado.

    H

    Hen_BH Segunda, 29 de fevereiro de 2016, 15h57min

    A pessoa vem aqui atrás de ajuda e ainda profere ofensas e impropérios contra quem ela sequer conhece. É deprimente!