Sou advogado iniciante, sem prática forense, distribuí uma inicial com pedido de antecipação de tutela e meu chefe quer que eu despache diretamente com o juiz para apreciação imediata este pedido. como devo me comportar neste ato? preciso obsevar alguma formalidade?

PS não quero perguntar para o meu chefe....

Respostas

    Geovani da Rocha Gonçalves

    Geovani da Rocha Gonçalves Quinta, 28 de junho de 2007, 7h29min

    Jairo,
    Simplesmente vá até o gabinete do Juiz, peça licença e entre (caso não esteja atendendo a outros), salvo se este juiz tem horários específicos para atendimento com os advogados, pois normalmente eles tem que sentenciar, despachar, fazer audiências, etc. Esteja em mãos com o seu pedido, número dos autos (se já houverem), etc. e coloque-o a par da situação. Não é necessário observar nenhuma formalidade, salvo conhecimento da causa e conhecimento jurídico sobre as tutelas antecipadas, ja que estas não se pretam a assegurar o resultado útil do processo principal e sim, a própria satisfação do direito afirmado. No mais, boa sorte!!!

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Quinta, 28 de junho de 2007, 8h56min

    Complementando:

    você não deve meter a mão na fechadura e entrar na sqla dele. Normnalmente, há um secretário ou chefe de gabinete (ou assessor) com quem se fala antes, e é este quem fala com o juiz. Provavelmente, vai tentar "resolver" seu problema, evitando que o juiz lhe atenda (isso é comum e eu quase diria normal). Insista em falar com o juiz, antecipando que é uma conmvers bastante rápida.Soemente auando autorizado entre, pedindo licença e não esquecebndo de agradecer pelo atendimento (eles não se consideram obrigados a receber ninguém, apesar do EOAB. E se ele não for muito cortês, peça desculpas, saia e não engrosse, pois você sai perdendo (ele vai julgar seu caso).

    Quanto ao comportamento propriamente dito, é respeito, meretíssimo pra lá, excelência e tudo o mais. Não se deixe levar pela forma de o juiz lhe tratar de você, por exemplo, embora ele deva lhe chamar de doutor ou senhor (mntém também a distância e evita intimidades).

    Tem uma pessoa muito amiga que convivia comigo e virou juíza. Desde então, fora da Vara, continuamos amigos e até nos tratmos maisi informalmente, contudo na vez em que fui a seu gabinete (em visita de cortesia, nem ia tratar de ação alguma), chamei-a a de excelência (os outros estão ouvindo o que vocês dizem).

    Tenho uma prima que é juíza em tribunal superior (convocada). Cada vez que vou a seu gabinete, apesar de ela me tratar como pessoa da família, eu não uso da intimidade. Há os assessores e serventuários vendo e ouvindo. Se algum dia uma delas tiver um caso meu, certamente, se afastarão por foro íntimo.

    Também já vivi a experiência de ir ao gabinete de um desembqrgador que fora meu professor. Eu me dei uma acolhida que eu não esperava, mandanod chamar o garçom pra trazer café e nem mesmo assim eu deixei de tratá-lo com o respeito e distanciamento devido.

    V

    Vanderley Muniz - [email protected] Quinta, 28 de junho de 2007, 9h42min

    Maio ou menos assim: curto e grosso.

    Com licença Excelência, trata-se de ação em que se requer antecipação de tutela poderia, por gentileza, exarar despacho no sentido de que seja distribuído com urgência?

    Muito obrigado e boa tarde!!!!

    ?

    jairo_1 Sexta, 29 de junho de 2007, 10h09min

    Gostaria de agradecer as dicas, muito embora eu tenha pedido ajuda um pouco tarde e acabei tendo que encarar a fera antes de obtê-las....
    Mas foi tranquilo, o Meritíssimo me atendeu com muita presteza e educação, mas contudo, indeferiu o pedido.
    Nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas, aprendendo a jogar!

    Valeu.

    A

    Alayr Rodrigues Pessôa Filha 189.218/RJ Domingo, 08 de fevereiro de 2015, 13h51min

    Fiquei aliviada só de saber que não sou a única que precisa perguntar como se procede para despachar com o Juiz. Já me ajudou bastante, mas continuo sem saber se deixo com ele os autos que tenho que levar do cartório ou não.

    M

    Mateus Domingo, 08 de fevereiro de 2015, 17h36min

    Pode sim deixar com ele os autos, se assim vc preferir.

    Ele normalmente pede, já que o seu pedido será no sentido de ele despachar imediatamente.

  • -1
    J

    joel farias philippi Terça, 24 de maio de 2016, 13h10min

    sr e bom amigo vc pode ser gentil em me responder se eu posso mandar tipo uma carta explicando minha situaçao que me encontra tratasse de uma açao de paternidade que vem me destruindo e que já ate prisão puxei por conta

    J

    joel farias philippi Terça, 24 de maio de 2016, 13h11min

    diria eu assim pra vc entender tipo um juntada de documento no meu intender