Quero contratar um funcionário em minha empresa, ele ja me explicou sua situação e tem um mandado de prisão expedido em seu nome por estelionato, o rapaz não tem dinheiro para pagar um bom advogado, e a defensoria publica não fez muito por ele antes do processo se desenrolar no mandado. Enfim, eu gostaria de saber se caso eu contrate ele com a carteira assinada, os órgãos de segurança pública sejam avisados de alguma maneira e ele poça ser preso? Por que caso o rapaz tenha risco de ser preso por isso, nem vou assinar a carteira dele, vai ser free lancer mesmo.

Respostas

    M

    MTB Recursos Suspenso Quarta, 24 de fevereiro de 2016, 18h47min

    Ele corre sim o risco de ser preso.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 24 de fevereiro de 2016, 19h45min

    Não faz diferença assinar ou não a carteira, a policia não monitora a SEFIP, eles não tem como saber se o procurado tem ou não emprego.

    Vc manter como prestador de serviço que executa atividade fim é o mesmo que pedir para ser ferrado, pois não se admite que tais cargos sejam desempenhados por não vinculados, o que faz configurar automaticamente o vinculo empregatício, não importando a suposta vontade do funcionário de não ter a carteira assinada, vc é o empregador, cumpre obedecer as leis, o empregado não escolhe não ter a carteira assinada, ele não tem escolha, a Lei manda que assine e ponto final.