Posso processar alguém a quem emprestei dinheiro mas não me pagou?

Há 10 anos ·
Link

Emprestei 300 à uma conhecida com combinado de ela me pagar 350 até o dia 04 deste mês, hoje já é dia 25 e ela só está dando desculpas e não me paga. Todo nosso combinado foi feito por mensagem, portanto tenho tanto o pedido dela , quanto o combinado, quantos as desculpas que ela dava, registrados. Posso fazer uma cobrança judicial? Me enquadraria como credor quirografario

4 Respostas
MTB Recursos
Suspenso
Há 10 anos ·
Link

Sabia que emprestar dinheiro a juros é crime de usura? Se você for pra justiça, irá receber só o que emprestou, e da maneira que essa pessoa puder lhe pagar, e ainda corre o risco de responder um processo.

Autor da pergunta
Há 10 anos ·
Link

Wesler, não cobrei juros dela, ela quem me fez a proposta de pagar 50 a mais. Ela me mandou uma msg dizendo que precisava de 300 e que me pagaria 350. Eu não impus nenhum valor, somente aceitei a proposta dela, entao acredito que, como no direito civil a intenção das partes é algo batente relevante,não iria configurar crime de usura. Outro detalhe é que juros é o valor acrescido ao original que aumenta de acordo com o tempo, e minha intenção não é aumentar o valor, pois mesmo ela ainda estando em atraso eu não estou pedindo mais que os 350, então não é propriamente juros. Qual a sua opinião? Ainda sendo proposta dela pagar a diferença e não sendo minha intenção cobrar juros, mas somente receber o combinado , seria usura? Obs: as mensagens comprovam a proposta dela.

MTB Recursos
Suspenso
Há 10 anos ·
Link

Se você consegue provar o que alega, não vejo problemas

Autor da pergunta
Há 10 anos ·
Link

Ok, obrigado pela atenção!

Esta pergunta foi resolvida
Há 7 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos