Rafael Santos da Silva Sexta, 26 de fevereiro de 2016, 12h42min

    Melhor Resposta segundo o Autor da Pergunta

    Mas Karlitos, você falou um monte de coisa, ok.

    Suas condições mudaram, certo, ok.

    A sua intenção é diminuir o valor da pensão ou não pagar?

    Você faz pagamentos mensais, ainda que menor que o juiz determinou? Está pagando algum valor mensal?

    No pagamento de pensão é a questão de binômio necessidade/possibilidade.

    Tem que pagar algum valor, não tem como "fugir".

    A possibilidade é prova certo.

    Mas as pensões em atrasos, não será extintas ou minoradas, os valores que não foram pagos, serão devidos, independentemente.

    Conheço um empresário da minha região que teve este problema, a divida de pensão extrapolou o que ele poderia pagar, acabou sendo preso e cumprindo 30 dias de detenção.

    Importante você também mostrar sua boa-fé, pagando algum valor.

    Não estou lhe condenando, nem nada.

    E como você diz, era empresário, provável que tinha um bom padrão de vida, pelo seu contexto, assim o juiz entende que aquele padrão não pode prejudicar a criança após a separação por exemplo.

    De outro modo, para não pagar deve fazer comprovação da falta de necessidade dos alimentados, ou seja, tem que ver a mãe da criança, se ela tem mais dinheiro, quais as condições financeiras.

    Lembre-se que o núcleo do assunto e da ação é a criança, e ao redor dela, tem mãe, pai, avôs, enfim algum desses personagens podem mudar este rumo e dar suporte a criança, tem que verificar isso, as vezes um avô materno rico, pode ser o indicado pela verba alimentar, ou seja, provando a falta de necessidade do alimentado, por ter um avô materno rico, que este pode dar todo o suporte, e que o pai não tem condições.

    Então tem que olhar tudo ao redor e ver o que se pode fazer.

    L

    Ludimila Dantas Sexta, 26 de fevereiro de 2016, 10h53min

    Realmente, com pensão não tem conversa.tem que pagar.

    ?

    Desconhecido Sexta, 26 de fevereiro de 2016, 10h57min

    Ludimila bom dia, a mais de quatro anos entrei com uma revisional,e juntei aos autos a falta de condições de honrr com o valor arbitrado ,tive um acidente grave e minha empresa veio a falencia, perdi tudo que tinha em ações trabalhistas e de clientes, paguei enquanto pude. Mas agora tenho que ser preso porque não tenho mais condições de pagar o valor apesar de provar tudo documentalmente?????
    Não entendo a justiça????

    ?

    Desconhecido Sexta, 26 de fevereiro de 2016, 11h27min

    O que não entendo é que fica bem claro na lei que se o devedor tiver como provar que sua situação mudou , ele tem o direito a revisional e a não ser preso por falta de condições. Eu provei abriram meu sigilo fiscal, minhas contas , estou desempregado , arrumei um emprego temporario em que eu ganhava 30% menos que o que está designado para pagar . E ainda não consigo provar nada !!! Será que um cidadão de bem tem que ser preso para provar que está sem condições. NÂO ENTENDO A JUSTIÇA??????

    B

    Bruno Andre Sexta, 26 de fevereiro de 2016, 11h47min

    karlitos vc ser preso não vai prova que vc não tem condição de paga a divida não vai morrer com a prisão, seus bens podem ser penhorados, seu nome pode ser colocado no SPC E SERASA. E mesmo que vc consiga a revisão de pensão vc vai ter que pagar os atrasados.

    ?

    Desconhecido Sexta, 26 de fevereiro de 2016, 11h50min

    Ainda tive nesse meio tempo outro pequenino (filho) com minha atual companheira , e tomo conta dele também outra prova cabal colocada aos autos que minha situação mudou . Com tudo isso provado . Ainda assim a justiça não acredita que a minha situação economica mudou???

    ?

    Desconhecido Sexta, 26 de fevereiro de 2016, 11h59min

    Bruno André como se paga um valor que não se ganha e se estou falido ,e uma revisional que dura mais de 04 anos e o valor não chega a uma realidade que possa administrar, Vou ficar devendo para sempre a não ser que ganhe na loteria ou arrume um emprego que me pague o salario que tinha quando eu era empresário, o que atualmente é quase impossível pois tento emprego a mais de um ano e não consigo, só bicos ganhando 30% do que eu ganhava. E agora. essas respostas de vocês são totalmente sem ponderações na lei . isso é simplesmente um preconceito que toda pessoa que não paga pensão é sem vergonha. Adoro meu filho , se tivesse condições ainda pagaria até mais do que devo. Mas sem condições não tem como . E vocês com estas respostas só fazem discrer da justiça injusta.

    B

    Bruno Andre Sexta, 26 de fevereiro de 2016, 12h41min

    Karlitos para a lei não existe essa de que esta ganhado menos e por isso não vai pagar, que esta falido, que teve outro filho por isso vai diminuir o valor da pensão, pois vc que de seu jeito para justiça não tem essa de que não tem condição de manter o seu filho e a inda por fim foi fazer mas filho ser virar, não vai nessa de que foi preso uma vez não pode ser preso de novo, a primeira prisão e de 30 dias, depois 60 e 90 dias, com vc vai ser asim vc foi preso, fica 30 dias, sai ,vai preso logo em seguida ficando 60 dias, sai, vai preso por 90 dias, sai mas 90 dias. e assim em diante, quero ver qual empresa vai quere ficar com um funcionario desse historico no quadro de funcionario. A divida não vai morrer nunca.

    ?

    Desconhecido Sexta, 26 de fevereiro de 2016, 13h03min

    Rafael até que enfim uma resposta coerente.
    Obrigado pelas suas ponderações, equilibradas e dentro da lei,
    O que estou tentando e minimizar a minha pensão exatamente porque fui a falencia e quem tem sustentado a minha casa é minha atual companheira.
    como estou sem receita alguma e tive meu patrimonio dilacerado pela falencia e minha ex esposa não entende que fui a falencia ela não aceita baixar o valor.
    tenho conseguido pequenos trabalhos que ganho mensalmente 30 %menos que o valor da pensão que esta arbitrada.
    Com isso ela tirou o meu direito de convivencia com meu filho porque não consigo mais pagar o que pagava, adoro meus filhos e acredito que um pai que tenha condições paga até mais do que lhe é cobrado.
    Mas quando não temos condições e acontece um problema era para existir um remedio juridico que também protegesse os pais.
    O que não entendo é não existir um medida por parte da justiça rapida para resolver e diminuir o valor arbitrado , no momento em que provo tudo que estou dizendo.
    Obrigado

    B

    Bruno Andre Sexta, 26 de fevereiro de 2016, 13h03min

    rafael vc se esqueceu de um pequeno detale, o fato de se por acasor auguns dos parentes matenos tiverem mas condição não exenta o pai de corabora com metade das depesas basicas da criança.

    R

    Rafael Santos da Silva Sexta, 26 de fevereiro de 2016, 13h15min Editado

    Bruno, eu entendo seu posicionamento, mas, está é uma questão majoritária de jurisprudência e até mesmo doutrinária, esse seu posicionamento.

    Mas, cada caso é um caso, tem que se ater ao melhor interesse da criança e ao binômio necessidade/possibilidade, é a regra. Não é mesmo?

    A possibilidade está prejudicada, e a necessidade como fica? Qual é a necessidade?

    Quem tem possibilidade?

    É complicado mesmo as vezes um pai ter que pagar uma determinação que vai além do que este pode.

    São questões que o Karlitos tem que discutir com o advogado e buscar saídas dentro da lei para acerta estás questões.

    Vai depender de muita coisa aí, mas, o que posso dizer é, tem caminhos, difíceis, mas existem.

    ?

    Desconhecido Sexta, 26 de fevereiro de 2016, 14h02min

    É isso ninguém está se negando a pagar, é que quando entrei em declinio financeiro e minha empresa veio a fechar me deixando impossibilitado de quaisquer bens, entrei com o pedido de revisional, paguei um valor que já não tinha possibilidade de pagar até a um ano atras.
    Sacrifiquei meu carro , o final de minhas economias e terminei ficando sem fonte de renda nenhuma e com um valor que pagava igual a quando ainda tinha condições.
    A morisidade da Justiça é tão grande que acaba chegando a extremos.
    O que não entendo é que no momento em que provo que não tenho mais condições de honrar com determinado valor , era para ser arbitrado nem que provisoriamente um valor dentro das realidades que apresento, e a justiça investigar se o que esta se apresentando é veridico.
    Ai sim se a pessoa estiver mentindo que mande prender e se fassa o que for necessário.
    Quando a justiça quer ela investiga e descobre tudo.
    Sou um bom pai e um cidadão de bem ja gerei mais de 300 empregos , só que me acidentei e me roubaram pessoas de confiança.
    Me sinto muito prejudicado pela justiça de familia pois mesmo com os fatos não apuram a verdade porque vão na maioria vai com as outras.
    O que da a entender é generalizado essa opinião.
    Nos paises desenvolvidos esta historia de prizaõ desde o século dezenove não existe mais, por penalizar inclusive o menor com o parente alienante dizendo coisas desagradaveis a criança.

    R

    Rafael Santos da Silva Sexta, 26 de fevereiro de 2016, 16h10min

    É a justiça tem que olhar seus conceitos, concordo.

    Causa muito debate e problema a pensão hoje.

    Mas ai, cabe aos senhores deputados e senadores deste país fazer algo que vise um equilíbrio.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 26 de fevereiro de 2016, 21h41min

    Um sujeito que é descansado e faz 2 filhos, a mãe do mais novo, sua atual companheira, é quem rala para sustentar o lar e alimentar o filho dela, enquanto ele fica em casa coçando o saco (bem podia estar fazendo empadas para vender, ir lavar pratos para ganhar um extra, vender bala no sinal.....). Enquanto que o filho mais velho que vivve com a ex passa mais aperto, porque não tem ninguém para cuidar dele enquanto a mãe vai ralar para todos comerem, ela acaba pagando alguém para olhar o menino e com isso tem de diminuir no leite e no pão. E o paizão, como fica?? Vendo TV enquanto dá a papinho pro junior!!!!!

    Por isso há juizes que respondem TE VIRA, malandro, não soube fazer? agora rale para sustentar!!!! Vá catar latinha, papelão, vender o corpo, alugar a rosca, vender 1 rim. Te vira!!! Filho tem fome!!! Para um pai é a máxima vergonha, se não a sente, que sofra!!!

    ?

    Desconhecido Sábado, 27 de fevereiro de 2016, 12h05min

    A ignorancia dos fatos , faz este tipo de comentarios, acredito que tu viva num Brasil diferente do meu Sr. Solano , um país de desempregados, acredito que não entendeste que o valor que esta arbitrado para pagar ultrapassa os meu ganhos para sustentar as crianças pois estou vivendo de bicos e empregos provisórios. O valor da pensão tem que ser justo ao que se ganha e não com está acontecendo comigo que pago 30 a mais do que ganho.
    O que quero desta pagina é uma solução refernte a isso , pois a unica maneira de provar no brasil que sua situação financeira mudou é indo preso?
    Os pais que gostam de seus filhos como eu cumprem suas obrigações agora vagabundos como outros qualque é outro assunto.
    Estou tentando achar uma maneira que um pai de bem não precise ir preso porque ele tinha uma condição de vida rica e por um problema de saúde como eu tive foi roubado e perdeu tudo em função de pessoas mal carater que trabalhavam para mim. Provei documentalmente na justiça e isso ja vai em 04 anos de discução e não baixam a pensão para um valor que eu consiga pagar. OQUE FAZER????????????????????

    ?

    Desconhecido Sábado, 27 de fevereiro de 2016, 12h07min

    Vou citr um exemplo do jogador do Palmeiras que pagava uma pensãode jogador apesar de ter virado padeiro por terperdido tudo. Só conseguiu baixar a pensão sendo preso. Não consigo entender a pessoa prova que ganha menos e não baixam a pensão até acontecer este tipo de abuso autoritario.

    R

    Rafael F Solano Sábado, 27 de fevereiro de 2016, 16h54min

    "ja demonstrei que perdi tudo e fali o juiz não aceita ?"

    Vc come?? Vc mora?? Ou está mendigando pelas ruas?? Então te vira!!!!! Vc tem filho para alimentar, se não está doente incapaz de segurar uma vassoura, não tem desculpa, nenhum juiz irá aliviar!!!!!

    ?

    Desconhecido Domingo, 28 de fevereiro de 2016, 12h17min

    Sr. Solano estou pagando pensão mas um valor dentro do que ganho atualmente , só que este valor ainda não foi arbitrado pelo juiz , então estou para ser preso não por não pagar pensão e sim por ter que pagar um valor que já não ganho mais porque fui a falencia e hoje trabalho com bicos e ganho menos da metade do salario que ganhava. Então quando se fala que se tem que dar alimentos aos filhos eu dou , mas tenho que dar o que esta dentro das minhas atuais possibilidades , e não na posssibilidades que eu tinha no passado. No momento em que ganhamos menos e provamos os fatos a justiça deveria arbitrar um novo valor a se pagar e não demorar 4 anos com uma revisional. Prejudicando até a pessoa de conseguir se reerguer e de dar novamente uma condição boa para os filhos, Porque você termina se preocupando o tempo todo em não ser preso , por não ser um criminoso e ainda ser um bom pai e dou sim os alimentos a meus filhos , mas dentro da realidade que vivo. Você tem muita preconceito do assunto e deveria estudar mais um pouco e dar respostas construtivas , se você for um estudante de direito ou já formado , coitado dos teus clientes vão estar prejulgados antes de tu ter conhecimento dos fatos. Estude e de respostas concretas e construtivas e não de quem tem problemas provavelmente até pisicologicos parecidos com a questão e ja tens uma opinião sem nem ler os fatos como se deve.