Tenho 29 anos e meu pai biológico nunca reconheceu a paternidade. Ele alega que nunca teve certeza, porém nunca procurou saber, logo, nunca ajudou financeiramente minha mãe. Porém, confrontei-o recentemente, fizemos exame de paternidade e o resultado saiu positivo, atestando que ele é o pai. É possível receber alguma compensação por isso ou já prescreveu, visto ter se passado quase 30 anos ? Agradeço a todos que puderem ajudar.

Respostas

    J

    josé carlos Sábado, 27 de fevereiro de 2016, 4h14min

    Você não pode entrar com uma ação de alimentos uma vez que você já ultrapassou a idade máxima, mas uma vez que reconhecida a paternidade, você tem direito à herança etc. Você pode entrar com uma ação indenizatória e pedir sim uma reparação, uma vez que sua mãe/família arcou com todos os gastos sozinhos, então merecem ter um "ressarcimento" por parte de seu pai biológico e também vale lembrar que "não ter certeza se é filho ou não" não é desculpa para se eximir da responsabilidade de cuidar do filho. Em 2005 a Quarta Turma do STJ condenou o pai à pagar indenização para sua filha por questão de "abandono afetivo", a ministra, na ocasião, disse "amar é faculdade, cuidar é dever". A ministra ainda disse: "Aqui não se fala ou se discute o amar e, sim, a imposição biológica e legal de cuidar, que é dever jurídico, corolário da liberdade das pessoas de gerarem ou adotarem filhos". Para finalizar, sugiro entrar com uma ação de abandono afetivo, pois está em voga, e também pedindo um "ressarcimento" por todos os gastos que sua mãe/família arcaram sozinhos durante a sua criação. Desejo-lhe sorte. Abraço.

    ?

    Desconhecido Sábado, 27 de fevereiro de 2016, 14h41min

    José Carlos, muito obrigado pelo seu tempo. A resposta foi bastante esclarecedora.

    R

    Rafael F Solano Sábado, 27 de fevereiro de 2016, 15h02min

    O abandono afetivo não existe em lei, por isso que as causas que concedem indenização dizem respeito aos pais que mantiveram convivio com o filho para depois abandona-lo, rompendo os laços com a criança sem motivo.

    Um sujeito que nunca soube se era mesmo o pai de alguém não pode ser acusado de abandono afetivo, o caso em tela o consulente tem de responsabilizar a mãe que, na verdade, não tinha certeza de que o homem apontado era o pai de seu filho visto que não buscou a justiça para obriga-lo a se submeter ao exame.

    D

    debora cristiane Sábado, 27 de fevereiro de 2016, 16h02min

    Se vc só obteve o registro agora,foi pq sua mae nao foi atráz do reconhecimento.A responsabilidade é toda dela e se vc for mexer com isso,saiba que seu pai,se bem orientado,pode processar a sua mae por ter omitido a paternidade até hj.
    Vc somente terá direito a herança se houver.
    O caso relatado acima é diferente do seu.

    R

    Rafael F Solano Sábado, 27 de fevereiro de 2016, 17h29min

    A mãe pode vir a responder por alienação parental, e mesmo assim o pai não sofrerá nada, pois tmb teve a paternidade escondida.

    Marina

    Marina Sábado, 27 de fevereiro de 2016, 23h12min

    Ia escrever exatamente o que o Rafael e a Débora escreveram. Quando vc procurou seu pai é o confrontou ele fez o exame... Lembre-se que o mundo há 30 anos era outro, bem como o pensamento da sociedade. Se seu pai for bem orientado e vc resolver ganhar dinheiro sobre ele hj, ele pode reverter a situação e sua mãe Eh quem vai se dar mal, pois nunca foi atrás de seus direitos e dizer ao homem que era o possível pai que ele era o pai e que ele deveria fazer exame ( quando o exame começou a existir...)
    Cuidado para a ganância a mágoa e a raiva não virarem contra vc e sua mãe. Boa sorte!

    ?

    Desconhecido Domingo, 28 de fevereiro de 2016, 0h14min

    Agradeço a todos pelo tempo disponibilizado. Porem gostaria de incluir outra informação: minha mãe já havia confrontado meu pai para q ele me registrasse, mas ele n registrou e se mudou para outro estado, perdendo assim contato com ele. Mesmo assim minha mãe pode sofrer alguma sanção ?

    R

    Rafael F Solano Domingo, 28 de fevereiro de 2016, 22h35min

    Sendo assim, sua mãe dificilmente irá responder por alienação, mas ainda assim não configura o abandono afetivo, visto que o cara viveu longe e nem manteve contato.

    Marina

    Marina Segunda, 29 de fevereiro de 2016, 0h59min

    Sua mãe não deve sofrer nada, mas não creio que seu pai sofra algo também. Ela pediu para ele registrar e ele questionou, correto? Desde quando existe exame de DNA acessível? Será que vale a pena agora, com 29 anos , remoer em feridas por causa de dinheiro? Sua mãe se esforçou e conseguiu fazer vc chegar até aqui! Seu pai te reconheceu e vc terá direito a herança que ele deixar ( caso tenha). Qualquer mágoa que vc tenha dinheiro nenhum fará mudar... E talvez um processo piore isso... Um processo que pode te afastar de teu pai é que vc pode nem ganhar... Aliás, que possivelmente não ganhará... Pense nisso!
    Boa sorte!

    ?

    Desconhecido Segunda, 29 de fevereiro de 2016, 16h20min

    Marina, obrigado pela elucidação.