Meu irmão tem uma menina de 5 anos que está sob os cuidados dele há uns 4 meses. Eles estão separados há uns dois anos e a mãe levou minha sobrinha para morar em outra cidade. Não sabemos ao certo como eram as coisas por lá mas a criança voltou subnutrida e sem frequentar a escola de maneira apropriada até a presente data devido as idas e vindas da minha ex-cunhada. Agora a menina está bem cuidada, frequentando a escola e tem muito amor e carinho. A mãe decidiu que vai embora novamente e vai deixar a menina com o pai. Ele pode requerer a guarda? Quais as chances de ganhar? A mãe não colabora com absolutamente nada na criação da menina, não dá um centavo para alimentação, roupas, escola e as visitas são raras, as vezes passa 5 dias, uma semana sem dar notícias. Quem cuida financeiramente, educa, alimenta, dá amor e atenção é o pai.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quinta, 03 de março de 2016, 16h24min

    Seu irmão deve IMEDIATAMENTE ao forum requerer a guarda provisória por liminar, pode levar uns 15 dias, mais, ou menos, contudo, é melhor que a demorada ação de definição de guarda onde ambos estariam disputando a guarda, e mesmo sem a definição a mãe conseguiria levar a criança embora.

    A guarda provisória se presta a reconhecer que a custódia fisica da criança está com o pai, como de fato está. Com isso, se a mãe sem avisar levar a criança com ela seu irmão poderá acionar a policia para reavê-la. Até lá (ter a guarda provisória) não deixe a mãe sozinha com a criança.