Olá quero parabenizar a todos, conheci o site e estou surpreso com todo o conteudo e seriedade do mesmo...

Trabalhava numa empresa, registrado como motoboy, entrei na empresa dia 12/06/2006 e no dia 02/07/2007 fui demitido sem justa causa.

Gostaria de saber a respeito do prazo para que eles depositem os valores da rescisão e se existe alguma multa caso nao cumpram esse prazo.

Me disseram que eles tem o prazo de dez dias, mas contaria o dia 02 e venceria o prazo hoje dia 11 ? Ou contaria apartir do dia 03 e venceria amanhã dia 12 ?

Marcaram para que eu compareça no dia 13 no escritorio do contador para pegar minha carteira e marcar a homologação no sindicato.

Sei que devo receber o aviso breve que será indenizado, mais ferias, proporcional do abono e saldo de salario.

Recebia 700,00 no holerite e eles depositavam mais 200,00 de vale refeição esse valor nunca veio no holerite, pelo que li no forum eles deveriam ter recolhido fgts e inss tbem sobre esse vale refeição.

Podem me dar uma luz do que esperar ?

Parabens novamente e desde já obrigado e aguardo uma orientação.

Respostas

    C

    CINTIA BESERRA CAVALCANTI Quarta, 20 de maio de 2009, 18h57min

    Oi! A empresa que eu trabalhava me disseram que a minha mologação podera sair daqui a 4 meses. Isso esta de acordo com a lei ou perderei meus direito?

    J

    jeferson silva_1 Quinta, 21 de maio de 2009, 1h14min

    Fui desligado em 27.01.2009, com aviso previo remunerado. Minhas verbas rescisorias foram depositadas em minha conta no prazo legal. Porem assinei minha rescisao e CD-comunicado de dispensa em 12.05.2009. Nao pude dar entrada no meu seguro desemprego e demorei para receber meu fgts.
    Tenho direito a alguma multa pela empresa ter demorado quase 4 meses para efetuar minha rescisao?

    D

    Daniela_1 Domingo, 24 de maio de 2009, 11h12min

    Olá,desde já agradeço a oportunidade...
    Bom,o problema(se é que há problema)...meu marido foi demitido sem justa causa no dia 11/05/2009...recebeu o que lhe era devido na rescisão corretamente na data da homologação dia 20/05/2009...e na chave de FGTS estava mostrando a data de 27/05/2009 para estar liberado parte do valor do fgts,parte do valor pq a multa rescisoria só foi depositada no dia 19/5/2009 portanto vai haver uma demora maior para receber o restante(referente a multa)...só que hj dia 24/05/2009 fui olhar o saldo do fgts pelo site da CEF e não aparece nenhum valor referente a esta empresa...nem o que esta programado paar ser liberado no dia 27 nem sobre o restante depositado dia 19/05...gostaria de saber se é normal não aparecer e qaunto tempo demora para ser liberado o que foi depositado dia 19...e se será necessario fazer outra chave????

    Desculpa o texto enorme e espero que esteja claro
    Obrigada mais uma vez...

    A

    Andre luis cardoso Domingo, 24 de maio de 2009, 12h32min

    Bom dia, fui dispensando do meu serviço no dia 20/04 sem justa causa e sem aviso previo e ate a data de hoje a empresa nao fez o acerto domingo, sei que a empresa tem um prazo de 10 dias para efetuar o meu pagamento , estou certo? E como ja tem mais de 30 dias de atraso que a empresa nao acerto comigo tenho i direito a multa por nao ser pagamento ate o 10º dia?
    Meu acerto não será feito no ministerio pois so tenho 5 meses de carteira assinada.

    Oque tenho a receber??

    P

    Patricia Brito_1 Segunda, 25 de maio de 2009, 21h03min

    A quem devo recorrer quando a empresa passa do prazo para fazer a rescisão contratual ?

    J

    Juliana Vieira Moreira Terça, 26 de maio de 2009, 8h28min

    bom dia trabalhei numa empresa por 2 anos, sem carteira assinada, e me demiti, queria saber mesmo me demitindo queria saber se tenho direito, a recisão a receber algo, não tive féria e ao inves de receber o decimo terceiro recebia uns agrados de 20 reais recebia 70 por semana dando a receber por mês 280,00,
    quais são os meus direitos a recorrer para receber esses dois anos trabalhados?

    J

    jose tomaz da silva - sbc / sp Terça, 26 de maio de 2009, 10h55min

    Cara Juliana Vieira Moreira | rio de janeiro/RJ

    A lei não permite o trabalho sem registro.

    Pedindo demissão, voce tem direito ao saldo salarial do mes, 13º. proporcional, férias devidas + 1/3 e férias proporcionais + 1/3. Quando o empregado pede demissão, ele tem que cumprir o aviso previo, ou seja, tem que trabalhar 30 dias para a empresa, ou então, a empresa pode descontar os valores da rescisão.

    Procure um advogado, para poder pleitear o vinculo e o registro em carteira, para garantir seus direitos, especialmente os previdenciários.

    Abraços

    J. Tomaz

    J

    jose tomaz da silva - sbc / sp Terça, 26 de maio de 2009, 10h57min

    Cara Patricia Brito_1 | Salvador/BA

    Se voce esgotou todas as formas para tentar receber, só resta procurar um advogado para entrar com ação, ok?

    Abraços

    j. tomaz

    J

    jose tomaz da silva - sbc / sp Terça, 26 de maio de 2009, 11h00min

    Caro Andre luis cardoso | BELO HORIZONTE/MG

    Sim, a empresa tem 10 dias para o pagamento, sob pena de ter que pagar multa de 1 salario a mais.

    Voce tem direito ao saldo salarial do ultimo mes trabalhado, 13º. proporcional, férias proporcionais + 1/3, aviso prévio, liberação das guias do FGTS, com 40% de multa.

    Insista com a empresa. Se não acertarem, procure um advogado aí da região.

    Abraços

    J. tomaz

    V

    vanessa gonçalves_1 Quinta, 28 de maio de 2009, 18h23min

    fui demitida dia 15/05/09 eate momento nao foi pago fins recisorios gostaria de saber se são 10 dias corridos ou uteis se for corrido ja passou do pzo e se passou o que fasso

    M

    Manoela Amaral Sexta, 29 de maio de 2009, 10h00min

    Trabalhei em uma empresa durante 5 meses e 5 dias, ainda não recebi a papelada da minha rescisão de contrato, fui demitida no dia 17/02/09. A empresa em que trabalhava tem sede em Curitiba. Preciso da rescisão para dar entrada no seguro-desemprego. Tenho que entrar com uma ação, para a mesma me enviar a rescisão??

    J

    jose tomaz da silva - sbc / sp Segunda, 01 de junho de 2009, 12h20min

    Cara ...Manoela Amaral | Blumenau/TO

    Sim, o prazo para quitação é de 10 dias. Procure um advogado da região, ressaltando que, o local para interposição da ação é onde voce prestou seus serviços.

    Abraços

    J. Tomaz

    J

    jose tomaz da silva - sbc / sp Segunda, 01 de junho de 2009, 12h22min

    vanessa gonçalves_1 | sao paulo/SP

    O prazo é de 10 dias corridos, logo, a empresa já está em mora.

    Ligue na empresa, e dependendo da resposta, procure um advogado.

    Abraços

    J. tomaz

    C

    Costa, Marcus Terça, 15 de setembro de 2009, 0h32min

    Boa Noite fui demitido dia 29/09/09 e ainda não recebi o pagamento da minha recisão qual o prazo que eles tem para fazer o pagamento?
    Com relação ao pagameto do FGTS quanto tempo eles tem para fazer o deposito?
    Alguem pode esclarecer minha pergunta.

    Att

    C

    Costa, Marcus Terça, 15 de setembro de 2009, 0h45min

    aguardo uma resposta.

    J

    Jéssica Mendonça Terça, 15 de setembro de 2009, 11h20min

    Bom dia, preciso de uma ajuda, por favor!

    Fui demitida (sem justa causa) no dia 02/09; quando foi dia 11/09 fui assinar a minha rescisão e juntamente recebi os documentos para saque da multa de o fgts.
    Ao analisar os processos, no meu extrato do fgts consta como ultimo deposito o mes de Julho; mas e Agosto (que trabalhei normal) e Setembro (indenizado), que alias na rescisão que assinei ambos foram descontados?
    Questionei a empresa na mesma hora referente a isso e eles disseram que ate dia 18/09 (que é o dia da chave para saque na CEF) estarão todos os depositos feitos.
    Porém, nesta chave (mencionada acima) existe o saldo do fgts (até junho) + 40% sobre esse valor (depositado até junho).
    Como devo proceder neste caso, visto que o saldo e a multa estao divergentes ao que realmente deveriam ser?

    J

    jose tomaz da silva - sbc / sp Quarta, 23 de setembro de 2009, 16h53min

    Cara Jessica...

    O depósito do mes de agosto, pode ser feito até o dia 7 de setembro, por isto não aparece no extrato.

    Para apurar a multa dos 40%, a empresa tem que acrescentar no extrato para fins rescisorios, o valor do mes de agosto, bem como, os do mes de setembro e fazer o calculo.

    ** F G T S não é descontado em quitação. Os descontos que voce viu, são relativos ao INSS, que normalmente coincide com os 8%., mas não tem nada a ver.

    Se voce deu entrada na CEF no dia 11, ela tem um prazo de cinco dias úteis para liberar o pagamento, por isto, a data de 18 de setembro.

    Receba tudo primeiro e depois procure um advogado trabalhista aí da sua região, que ele vai lhe orientar.

    Abraços

    J. tomaz

    M

    mot.val Quarta, 27 de janeiro de 2010, 11h24min

    Bom dia !
    estava procurando algo sobre direitos q se referem a motoboy e achei esse site q por sinal muiito bom.
    vamos lá.
    Fui mandado embora da empresa onde era registrado desde 05\2005 ao dia 30\10\2009 ja cumprindo o aviso,mas entrei na empresa 01\10\2004 ultimo salario na carteira R$730,00 mas recebia por entrega o q me dava uma retirada de+- R$2.000,00 e mais vr pago em dinheiro ( ultimo R$154,00 ) esse q por sinal só começou a ser pago em 08\2008.
    os 8 meses sem registro eles me acertaram a rescisão homologação tudo ok ja dei entrada no seguro etc.
    Me avisaram na contabilidade ( tenho alguns amigos lá )q tenho direito aos almoços atrasados e diferença de salario gostaria de alguma orientação se tenho prazo pra entrar com uma ação.
    desde já agradeço e parabens pelo site.

    J

    jose tomaz da silva - sbc / sp Quarta, 27 de janeiro de 2010, 15h45min

    Carao (a) mot.val

    Caso voce entenda que ficou algo para trás, como diferenças de comissão, fgts do período sem registro, de salários, de refeições,etc., o prazo para que voce acione o seu ex-empregado é de 2 (dois) anos, após o seu desligamento, portanto, voce tem até 30/10/2011, para entrar com a reclamatória.

    Abraços

    J. tomaz

    G

    glaydson monteiro Sexta, 29 de janeiro de 2010, 14h03min

    bem desde ja agradeço muito a vcs toda ajuda a mim dada

    ja trabalho a um ano e meio como operador de guindaste meu salario na carteira é de 1,512,00 reias mas com horas sai em media de 2,300 todo mês queria me informar a respeiro do que realmente perco quando peço minha demissao
    e quais sao os valores que deveram ser pagos a mim na hora do acerto ?

    grato aguardo atenciosamente glaydson estreito -MA