Minha dúvida é: A pessoa que deixou de contribuir para o INSS há muitos anos e fica muito doente pode requerer aposentadoria por invalidez ou auxilio doença? É possível readquirir a condição de segurado ou ela tem que ter essa condição no momento em que for acometida pela doença?

Respostas

    E

    Eldo Luis Andrade Terça, 08 de março de 2016, 17h30min

    Tem de ter a condição de segurado quando acometida da doença. Ou quando do agravamento da doença de forma a causar incapacidade para o trabalho.

    ?

    Desconhecido Quarta, 09 de março de 2016, 8h34min

    Muito obrigada, Eldo!

    ?

    Desconhecido Quarta, 09 de março de 2016, 16h16min

    Você sabe me dizer se, para fins de aposentadoria por invalidez, também funciona assim? Ou a pessoa precisava ter o auxilio doença para, depois, requerer a aposentadoria?
    Obrigada!

    E

    Eldo Luis Andrade Quarta, 09 de março de 2016, 19h27min

    Embora o mais comum seja a aposentadoria por invalidez ser precedida de auxílio-doença é possível ela ser concedida sem antes haver período de auxílio-doença.