Olá, bom dia! Sou mãe de um menino de 2 anos e 8 meses. Sou separada do pai dele desde que ele tinha 5 meses, e desde os 6 meses tenho um namorado, que agora é noivo, e ele esta com a gente todos os dias, e faz tudo pro meu filho, como se fosse o próprio pai, e meu filho aprendeu sozinho a chama-lo de papai, mais isso não interferiu no relacionamento dele com o pai biológico. Todos os fins de semana, a avó paterna dele vem pegá-lo pra dormir na casa deles. Eu não falo com o pai do meu filho, mais sei que mora com uma mulher e que meu filho dorme na casa dele (meu filho me contou). Acontece que de uns tempos pra cá, mais ou menos uns 11 meses, meu filho começou a dizer que não gosta de mim nem dos meus pais. Nós moramos com meus pais, que tratam ele como um filho. Ninguém o maltrata, ele é muito amado. E ele é muito grudado nos meus pais, chama eles de Pai e Mãe. Mesmo assim, as vezes, do nada, ele diz que não gosta de nós e que quer ir morar com a outra avó (a paterna). Ele não quer mais voltar pra casa nos fins de semana. Ele me bate, grita, chora, e fala que quer morar com a avó, que não gosta de mim e que não quer ficar comigo. Isso pode ser da cabecinha dele por ser muito mimado na casa da avó ou pode ser um caso de alienação parental? Se eu recorrer a um advogado, e consequentemente, um juiz, e o caso não for de alienação e sim da cabeca da própria criança, é possível a familia paterna me processar e tentar requerer a guarda do meu filho? Também e possível o juiz se virar contra mim pelo fato do meu filho ter amor pelo meu noivo e chama-li de papai?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quinta, 10 de março de 2016, 20h14min

    Essa reação pode ser natural da criança, não precisa estar sendo instigado a dizer ou a agir assim.

    Se quer ter certeza, o submeta a psicologa infantil especializada. Vc não pode partir para a justiça alegando algo que não tem certeza, não se pode acusar sem provas.

    Sugiro que desestimule a criança de chamar seu noivo ou seu pai de pai, assim evitará eventuais problemas futuros.