Quais direitos os avós maternos tem em relação à neta, após o falecimento da mãe?
Minha amiga faleceu há 3 meses. Ela tem uma filhinha de 3 anos completos e sempre quem cuidou foi a mãe e os avós maternos, com quem ela morava. Há pouco tempo o pai foi visitá-la e disse que por se o pai, gostaria de ficar com ela, que ele tinha direitos, mesmo tendo sido um pai ausente a vida inteira dela. Ele fez minha amiga sofrer muito, ela adoeceu, veio a ter um câncer após o parto da filha, e que voltou agressivamente ano passado, fazendo com que ela viesse a falecer. Sempre foi ausente na vida da filha e agora está com ela, a contra gosto dos avós, que acabaram de perder a filha. Avó desesperada , pois na missa de 7o dia, o próprio garantiu que ela continuaria morando com os avós. A própria avó paterna também disse o mesmo. Qual melhor orientação a dar para a família da mãe, para que fosse feito o melhor. A menina chora, diz q não quer ir embora qd9 está com a avó, que vai sentir saudades. O que posso fazer para ajudá-los?
Os avos só devem liberar a criança após sentença judicial, eles devem correr e garantir por liminar a guarda provisoria, e em seguida requerer a guarda judicial e provar que o pai sempre foi ausente na vida da criança, que ela não o conhece.
Assim, a justiça irá analisar o caso, tanto poderá deferir a guarda aos avós maternos, como ao pai, ou a guarda compartilhada com alternância de lar, se ambas as familias morarem na mesma cidade
Agradeço pela ajuda e vou ver o que consigo fazer para ajudá-la. Minha amiga faleceu e uma das pessoas que tem culpa nisso é esse pai. Nunca ajudou e abandonou as duas. Agora quer ser o melhor pai do mundo? Ele mesmo disse que está fazendo tudo isso pq está sendo orientado por um advogado. Já mudou a menina de escola, fez um quarto pra ela. Casou-se novamente e pelo que entendi, a liminar que ele quer é que os avós maternos só a vejam 1x no mês. Sendo que prometeu deixá -los visitar sempre que quisessem.