Minha empregada me pediu uma coisa que não sei se pode gerar problemas futuramente pra mim (e até para ela) e gostaria de ter uma opinião especializada. Ela está com 65 anos e deseja solicitar o Benefício Assistencial ao Idoso, porém - pelo que entendi - ela não pode ter vínculo empregatício. A proposta dela é pedir demissão para que eu desse baixa em sua carteira de trabalho e assim ela poderia entrar com o benefício, entretanto continuaria a trabalhar para mim, porém sem carteira assinada, recebendo o vencimentos que ela possui atualmente. Este cenário pode gerar problemas para mim (empregador) e para ela (empregada)? Desde já muito grato.

Respostas

  • -1
    R

    Rafael F Solano Quinta, 10 de março de 2016, 19h50min

    Se é ilegal manter empregado trabalhando sem o devido registro em carteira, o que vc acha que pode pegar para o empregador??

    Ajuda-la a praticar uma fraude só ajuda a piorar o seu lado!!!!

    Se vc confia sua vida na mão dela, faça o que quiser. Vc confia? E se a assistente social checar as informações e pegar vc ajudando a ela a roubar o dinheiro publico??!!!!!!!!!!!

    ?

    Desconhecido Sexta, 11 de março de 2016, 13h52min

    A idéia não é ajuda-la a praticar qualquer ilícito. O objetivo da pergunta é colher subsídios e pareceres de pessoas especializadas no assunto (i.e., questões trabalhistas) para ajudar a convence-la que a proposta dela não é adequada, dando argumentos concretos baseados na lei e no direito, inclusive exemplificando concretamente quais implicações podem acarretar para ambos os lados.

    G

    GabS Sexta, 11 de março de 2016, 14h06min

    Você acha que "crime" é um bom subsídio e parecer para te ajudar a convencê-la de que a proposta dela não é adequada?

    ?

    Desconhecido Sexta, 11 de março de 2016, 14h40min

    Bem, se esse é o nível de respostas que se obtém neste site, acho que podemos encerrar por aqui.

  • -1
    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Sexta, 11 de março de 2016, 15h41min

    A pergunta também foi mal feita; então não há que criticar ou menosprezar o site ou quem postou contra....Abs.

  • -1
    D

    Daniela Sexta, 11 de março de 2016, 16h10min

    Procure um advogado então se o site não te ajudou, a resposta será a mesma do Dr. Rafael!

    G

    GabS Sexta, 11 de março de 2016, 16h31min Editado

    Se o nível da sua pergunta for ser conivente com fraude (leia-se estelionato) ao INSS, que já é MUITO RUIM, o nível das respostas serão os mesmos. Depois reclama da situação do povo brasileiro, etc etc...

    ?

    Desconhecido Sexta, 11 de março de 2016, 20h12min

    Vamos lá, talvez eu possa não ter sido claro pois procurei ser conciso e objetivo mas vejo que é preciso contextualizar para que se possa obter respostas adequadas. Vamos tentar uma abordagem diferente. A pessoa que sugeriu essa proposta trabalha para mim há quase 10 anos, todos registrados, com impostos, INSS, e-Social, Férias, Vale-Transporte e tudo o mais pagos de acordo com a legislação. Desta forma – respondendo ao Rafael – é sim, ela é muito confiável. Entretanto, trata-se de uma pessoa de formação bastante humilde, mora na periferia e está buscando formas para sobreviver à situação lastimável em que este país trata seus trabalhadores e principalmente os idosos. Se fosse diferente, eu nem me daria ao trabalho de postar algo neste site ou em qualquer outro, pois discordo de quaisquer abordagens que possam infringir a legislação vigente. Em razão da grande consideração que tenho por ela, minha preocupação é conseguir esclarecer de uma forma didática e com embasamento técnico de que essa não é a abordagem correta e segura, para ela e para mim, levando em conta que ela é uma senhora que ouve que na comunidade onde mora que “tem um monte de gente que trabalha sem carteira assinada e nunca teve problema”. Minha crítica às respostas recebidas até agora é que nenhuma delas foi técnica, mas sim passional, criticando ou fazendo juízo antecipado sem ao menos entender o que está sendo solicitado. Sobre a questão do site, Daniela, a resposta do Rafael (pq “Dr.” é, para mim, quem fez e foi aprovado no Doutorado) foi na mesma medida e para ter esse nível de resposta, passo a vez.

  • -1
    R

    Rafael F Solano Sexta, 11 de março de 2016, 23h04min

    Luis, é impossivel que vc ignore que manter empregado trabalhando sem o devido registro é ilegal, e consequentemente trás sérios problemas ao empregador.

    É impossível que vc ignore que fingir não ter vinculo para ter acesso a beneficio que somente é pago a quem não tem renda, é crime.

    O nivel das respostas foram brandas, nada ofensivas, nem um pouco de acordo com o tipo de proposta canalha a se fazer num forum de discussão juridica Aqui não discutimos modos de cometer crimes e nem como desviar da Lei e da Justiça. Vc está no forum errado, cara.

  • -1
    R

    Rafael F Solano Sexta, 11 de março de 2016, 23h08min

    Quanto a ostentar titulo que os humildes tendem a conceder a canalhas que gostam de se fazem importantes, é perfeitamente dispensável.

    Se a pessoa de sua empregada é humilde que embasamento tecnico vc quer ler aqui para passar a ela?? Será que tem haver com ela tomar o impulso de usar o termo de tratamento "Dr"?? Se a pessoa é simples e de pouca cultura, dizer com clareza sem firulas é o mais correto, ao invés de querer mostrar a ela um "embasamento tecnico" que sequer vc tem, Dr Luis !!!!

    Diga a ela que não é aceitável pois trata-se de crime, e ponto final!!!! Coisa que vc já sabia, ou tmb é ignorante, simples, e de pouca cultura?? Se tem acesso a internet não pode se dizer ignorar as coisas. Só não busca aprender quem não quer

  • -1
    R

    Rafael F Solano Sexta, 11 de março de 2016, 23h09min

    Toma cuidado porque tem uns "Dr" que estão na mira da PF e do MP, e eles tmb são da mesma escola, adoram dar voltas na Lei e praticar ilicitudes, fomentar crimes, enfim, se dar bem, igual a "sua empregada".

    ?

    Desconhecido Sábado, 12 de março de 2016, 1h03min

    Rafael você não leu o que escrevi ou se faz de burro, portanto não vou estender a discussão com você. A proposta não é minha, já disse reiteradas vezes que não compactuo com ela mas você, do alto da sua empáfia, é incapaz de compreender português claro. Dispenso sua opinião - parcial e com juízo de valor que, a meu ver nada agregam e são completamente desprovidas de conteúdo técnico. Como um bom advogado - o que tenho minhas dúvidas que seja - você deveria dizer quais são as implicações, sobre quais fundamentos jurídicos você as baseia e só. Ponto. Nada mais foi solicitado. O baixo nível desta thread está bem de acordo com o seu nível de profissionalismo que, ao invés de ficar usando o espaço para "pseudo-lições de moral" poderia utilizar-se dele para até mesmo travar contatos profissionais mas isso seria esperar demais de um profissional obtuso, que sequer buscou entender o que estava sendo arguido. Lamentável.

    Celso Medeiros

    Celso Medeiros Quarta, 16 de março de 2016, 1h44min

    Luis,
    Considerando o Ordenamento Jurídico brasileiro, o fato de você não registrar pode gerar problemas futuro pra você sim.
    Basta que ela comprove que trabalhou este período sem registro (e ela pode comprovar isso fácil - com testemunha dos seus vizinhos, do porteiro ...) que você terá que pagar todos os direitos trabalhistas dela nesse período de não registro.

    Eu não faria.

    Abraços,
    Celso Medeiros

    ?

    Desconhecido Quarta, 16 de março de 2016, 10h16min

    Obrigado pelas considerações, Celso. No caso de ela trabalhar sem registro - isto é, sem recolher a DAE - caso ela tenha um acidente de trabalho e fique impedida de trabalhar, ela deixará de ter direito a alguma ajuda de custo da Previdência? Caso eu a "demita" em algum momento, ela fica também sem direito ao Seguro Desemprego? Há alguma outra situação em que ela perca direitos por estar trabalhando sem o devido registro? Desde já, muito grato.