Há uma lei estadual aqui no Rio de Janeiro que proíbe as instituições de cobrar por avaliações de 2ª chamada. Sei que as Faculdades estão questionando a constitucionalidade pelo fato de que a competência para legislar sobre esse tema seria da União. Mas a verdade é que realmente é valido o posicionamento em favor dos estudantes.Vejamos: Se tem que haver uma penalidade pela a ausência no dia da prova, que seja, então, a complexidade ( sugestão). O problema é que a cobrança acaba se tornando um meio de "lucro" para as instituições que acabam condicionando o acesso à participação na prova, logo, o direito do aluno de ser avaliado ao pagamento. Na hora do juízo de valores, o que deve prevalecer? E MAIS, o professor não recebe mais para elaborar outra prova!! O que se paga como mensalidade não é suficiente? E muitas das vezes a prova é oral!! Nem folha se gasta!!

UNIVERSITÁRIOS, QUESTIONEMOS ISSO!!!!

Respostas

    C

    Charles_1 Quarta, 05 de dezembro de 2007, 6h21min

    Desculpe, mas, trabalho em uma escola, e sei o trabalho que dá em ter que fazer uma nova prova. 1º o professor tem que refazer as questões; 2º as provas tem que ser redigitadas; 3º impressas e xerocadas, 4º alguém tem que ficar responsável por tomar conta no momento da prova.

    o papel do aluno é exigir, se foi cobrado, tem que ter prova, pois para fazer oral não precisaria cobrar.

    é um absurdo pensar que não deveria pagar.

    N

    Nayara Quarta, 05 de dezembro de 2007, 6h58min

    Já tentei brigar na faculdade para não pagar seguda chamada, mas ultimamente vi que se esse pagamento não acontecer vira um "samba do criolo doido" da quantidade de alunos que não se preparam para as provas da data normal e fazem a reposição, alegando que terão mais tempo para estudar.
    Só pra ilustrar, uma amiga minha de turma fez 4 reposições semestre passado, alegando que não estava preparada para fazer as provas nas datas normais. Nesse caso eu sei que é pura preguiça, pois a pessoa em questão não estuda ou faz estágio, tendo todo o seu dia livre para estudos.

    Enfim,
    é ruim mesmo ter que pagar. Esse semestre faltei uma prova porque estava viajando (por um acaso, com um grupo da própria faculdade, em sendo atividade de extensão) e mesmo com a declaração e jusitifcativa, tive que pagar o valor para realizar a segunda chamada.