Recebi uma indenização da receita federal devido a uma cobrança indevida de IR. Recebi o dinheiro na Caixa Federal, já descontado os honorários e IR sobre a indenização. Como devo declarar o dinheiro recebido, declaro o líquido já descontado os honorários? Como declarar o IR pago? No recibo consta o CNPJ da Caixa Federal como fonte pagadora. Utilizo esse CNPJ para declarar?

Respostas

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Terça, 15 de março de 2016, 17h38min Editado

    Como foi essa ação contra a Receita Federal, foi indenização por perdas e danos ou danos morais?....há polêmicas quanto a tributar ou não, pois indenizações têm caráter de reposição, quando assim é isento de IR porque é a recuperação do que perdera voltando o patrimônio a se recompôr (voltando ao status quo...), sem acréscimo material ao patrimônio.Abs.([email protected]).