Lígia Teixeira

    Lígia Teixeira Sexta, 18 de março de 2016, 1h41min Editado

    A maioridade faz cessar o dever de sustento decorrente do poder familiar, mas não faz cessar o vínculo parental e o dever de solidariedade. Devo ressaltar, porém, que se antes de atingir a maioridade a sua necessidade era presumida, agora ela deverá ser comprovada, ou seja, você deverá demonstrar que realmente precisa do auxílio materno para sobreviver. Deve ser demonstrado, ainda, que a sua mãe tem possibilidade financeira para arcar com esse encargo.
    Caso a sua mãe não possa lhe fornecer a pensão alimentícia sem prejuízo do próprio sustento, vc ainda terá a opção de pedir alimentos para os seus avós, sejam eles maternos ou paternos, e, na falta ou impossibilidade destes, para os seus irmãos, mas lembre-se que tais pessoas devem ter uma situação financeira que lhes permita te pensionar.

    Em relação à sua necessidade:
    Você...
    trabalha? Se já tiver se inserido no mercado de trabalho, alcançando ganhos suficientes para se manter, será difícil conseguir a pensão, até porque vc já recebe uma do seu pai.
    estuda? Se vc ingressar em um curso superior a sua pensão alimentícia poderá se estender por mais tempo, pois para se graduar você terá gastos, o que demonstraria a sua necessidade de receber os alimentos.