Quero saber se pode ser penhorado um apartamento próprio no qual mora toda a familia (pais, filhos e netos) que é o único bem do proprietário, sendo que o motivo da penhora é a dívida de vários meses de condomínio do prédio deste mesmo imóvel.

Respostas

    Luciano Fidelis

    Luciano Fidelis Suspenso Quinta, 17 de março de 2016, 14h58min

    não podem penhorar.

    Faço saber que o PRESIDENTE DA REPÚBLICA adotou a Medida Provisória nº 143, de 1990, que o Congresso Nacional aprovou, e eu, NELSON CARNEIRO, Presidente do Senado Federal, para os efeitos do disposto no parágrafo único do art. 62 da Constituição Federal, promulgo a seguinte lei:

    Art. 1º O imóvel residencial próprio do casal, ou da entidade familiar, é impenhorável e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietários e nele residam, salvo nas hipóteses previstas nesta lei.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 17 de março de 2016, 16h25min

    Sim, pode, o impvel não será tomado, ele será vendido para que do valor se extraia o valor da divida, e o restante (a maior parte) devolvida ao antigo proprietário que poderá com isso adquiriu outra moradia.

    Luciano Fidelis

    Luciano Fidelis Suspenso Quinta, 17 de março de 2016, 16h28min

    Art. 1º O imóvel residencial próprio do casal, ou da entidade familiar, é impenhorável e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietários e nele residam, salvo nas hipóteses previstas nesta lei.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 17 de março de 2016, 16h29min

    Não se trata de penhora, prezado Luciano.

    Luciano Fidelis

    Luciano Fidelis Suspenso Quinta, 17 de março de 2016, 16h31min

    mas ela perguntou se pode ser penhorado. Não to entendendo mais nada, Vo sair e tomar um café com o Lula.
    Volto já.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 17 de março de 2016, 17h38min

    Neste caso, me desculpe!!! Não observei a questão.