Sustei o cheque,e agora?
Comprei um carro de uma pessoa,com promessa de transferência dentro de uma semana,passei dois cheques pra ele. Porém na hora de transferir o carro,descobri que não estava no nome de quem eu comprei,e pior,o dono já tinha falecido. Entro em desacordo comercial com quem tinha comprado o carro. Porém ele passou o cheque pra um terceiro,que disse que se eu não paga-lo ele irá me protestar no pequenas causas. Oq posso fazer em minha defesa,caso a pessoa de quem eu comprei o carro não pague esse terceiro???
Se o terceiro que recebeu os cheques está de boa fé (ou seja, não sabia do problema entre você e o vendedor do carro), ele tem direito a receber de você o valor dos cheques, pois ele nada tem a ver com o negócio. Caberá a você o pagamento dos cheques, e discutir posteriormente com o vendedor do carro.
Fica a dica: para evitar dores de cabeça como esta no futuro, toda vez que efetuar pagamento em cheque, emita-o com a cláusula "não à ordem".
Para isso, basta preenchê-lo normalmente, COLOQUE-O NOMINAL à pessoa/empresa a quem o entrega em pagamento, vá até aquela frase "OU À SUA ORDEM" escrita no final da linha destinada ao nome, RISQUE-A com a caneta, e escreva por cima dela: "NÃO À ORDEM". Se isso tivesse sido feito, o terceiro recebedor dos cheques não teria como receber tão facilmente esses valores.