Corrigir nome na Certidão de Nascimento

Há 18 anos ·
Link

Olá amigos , será q alguem pode me ajudar ? Quero saber se é posivel corrigir o nome da minha filha na Cartidão de Nascimento , ela vai vai fazer um ano, e se chama Alyaha ,a escolha foi do pai , porém a minha escolha era q fosse Alyah( nós a chamamos assim) e agora ele tbm acha q deveria ter ficado do jeito q escolhi. Só q queremos saber se é complicado essa mudança e se o juiz autoriza q isso seja feito .O q queremos e apenas a retirada do ultimo "a" se seu nome.

293 Respostas
página 10 de 15
GLC
Há 14 anos ·
Link

Não será difícil, deve constituir um advogado para acrescer o sobrenome desejado, que deve impetrar uma ação de Retificação de Registro de nascimento. Boa sorte.

erikson nascimento
Há 14 anos ·
Link

Olá... gostaria muito de saber se minha mão conseguiria mudar uma letra do meu nome na certidão de nascimento, que segundo ela estaria errada... meu nome era pre ser "ERIKSON" mas na certidão de nascimento está "ERIKSOM" . Eu tenho 15 anos, e minha mãe acaba de tirar a minha carteira de identidade, e já sofri zoações por causa desse "M" gostaria que alguém me falasse como eu deveria proceder com um caso desse, não eu, pois sou menor de idade, mas eu ficaria grato se alguém pudesse me ajudar, falando como minha mãe poderia proceder nesse caso. meu email é [email protected] . Fico na espera.

Adv. Antonio Gomes
Há 14 anos ·
Link

Comparecer no cartório onde você foi registrado e solicitar a retificação .

[email protected]
Há 14 anos ·
Link

No caso da minha esposa é que durante os trinta e sete anos de vida (DN: 07-01-1974) tirou todos os documentos pela 1ª via da certidão onde consta C. S. "DE" Almeida, inclusive certidão e RG de nossos dois filhos, com o passar dos anos a certidão ficou inaceitável aos orgão públicos que solicitaram a retirada de 2ª via, foi realizda a solicitação pela central de cartórios aqui em Belo Horizonte pois o assentamento é em Campinas-SP, quando retirado a certidão aqui em BH, verificou-se que estava C. S. Almeida, retornando a central realizou-se ligação ao cartório em SP que afirmou que no assentamento esta sem o "DE", e que assim é que é o correto.

Como proceder neste casso, o que juridicamente é aconsselhavel, uma vez que um simples "DE" poder trazer transtornos futuros, inclusive aos nossos filhos.

Retira-se toda uma nova documentação dela e dos dois menores?

Ou solicita-se retificação junto ao cartório?

Jurídica e financeiramente o que é mais aconselhável?

Com a certeza da resposta a contento.

Desde já agradeço.

Adv. Antonio Gomes
Há 14 anos ·
Link

O mais facil é corrigir os documentos dela e dos filhos administrativamente, isso para deixar de constar o" DE".

O caminho mais dificil e oneroso, embora possível, é a ação judicial requerendo manter o "DE" sob o argumento expressado.

Att. Adv. Antonio Gomes

[email protected]
Há 14 anos ·
Link

Adv./RJ - Antonio Gomes, boa tarde!

Desde já agradeço e muito sua ilustração.

Porém como sou inteiramente leigo no conhecimento, corrija-me se estiver equivocado em minha interpletação.

CORREÇÃO ADMINISTRATIVA nada mais é do que apresentar a segunda via da certidão que consta sem o "DE" em todos os orgão públicos policia civil, TRE etc... para requerer segunda via dos respectivos documentos?

No aguardo da resposta desde já agradeço.

JCFF.

Adv. Antonio Gomes
Há 14 anos ·
Link

Isso.

Boa sorte.

[email protected]
Há 14 anos ·
Link

Adv./RJ - Antonio Gomes boa tarde!

Surgiram dúvidas que gostaria de dividir com os demais participantes, e claro conhecer uma resposta sob perfeita e correta visão jurídica.

A informação de que o assentamento esta sem o "DE" foi realizada por um telefonema realizado da funcionária da Central de Registros de Minas Gerais com uma funcionária do Cartório de Campinas-SP.

Com tantos desmazelos acometendo Cartórios em todo País, seria aconselhável um segundo contacto, direto com o cartório para confirmação?

Se no futuro descobrirmos que na verdade no assentamento tem o "DE" teríamos que trocar todos os documentos novamente?

Outra dúvida, nos órgãos públicos irão simplesmente emitir segunda via sem nenhum questionamento, não ficaria registro interno de duas pessoas, uma com "DE" outra sem o "DE"?

Com a certeza da resposta, de antemão peço desculpas pelos importunos.

[email protected]

GLC
Há 14 anos ·
Link

Procurar retificar os documentos com a Certidão de casamento atualizado. Procure o Instituto de Identificação e a Receita Federal para tal. Boa sorte.

[email protected]
Há 14 anos ·
Link

Boa tarde EX.mo Sr. GLC.

Obrigado por elucidar parte da dúvida.

Porém ainda não satisfeito, pois, não creio que esteja respondido o questionamento em questão uma vez que os questinamedntos são.

1-Se futuramente descobrir que no assentamento esta com o "DE" haverá nescessidade de nova troca de documentos?

2-A ratificação supra citada por si só apagará/subistituirá totalmente os registros dos 38 anos?

No aguardo de resposta mais concisa, desde já agradeço.

[email protected]

GLC
Há 14 anos ·
Link

Prezado: O nome correto é retificação e não ratificação. Resposta 1. Caso haja a preposião "DE" nos documentos, é claro que será precisão a retificação nos documentos; Resposta 2: Não. É preciso pegar nova certidão para que procure os orgãos compentetes para fazer a retificação. Espero ter solucionado a dúvida. Abraços

Adv. Antonio Gomes
Há 14 anos ·
Link

Quem sabe faz acontecer.

Elton P. Rosa
Há 14 anos ·
Link

Minha filha tem 14 anos e em sua certidão de nascimento o nome da mãe foi escrito errado, em vez de Daniela Ana Maria foi escrito Daniela Anna com 2 "n"e isto esta me causando problema porque fui tirar o passaporte dela para viajar em janeiro próximo e na PF falaram que deveria corrigir o nome da mãe no documento da filha porque senão ela não viajaria. Como procedo e qual o tempo para que esta correção seja feita? Obrigado pela atenção

Adv. Antonio Gomes
Há 14 anos ·
Link

Comparecer no cartório onde a menor foi registrada. O tempo cabe ao cartório informar.

Elton P. Rosa
Há 14 anos ·
Link

Obrigado Dr. Antonio Gomes

Iraldo maciel
Há 14 anos ·
Link

keria muda meu nome pra heraldo pode?

Adv. Antonio Gomes
Há 14 anos ·
Link

Primeiro requer no cartório tal alteração, se negado procurar um advogado civilista para demandar em juízo.

jurema amaral
Há 14 anos ·
Link

Olá, aproveitando essa discussão sobre erros em certidão, gostaria de saber como minha amiga pode corrigir o nome, em seus documentos, pois constam o nome do pai que a criou , no interior em que ela morava era costume acrescentar o nome do pai que criava os filhos do primeiro relacionamento da mãe, ela tem uma certidão de batismo com o nome dele, ela formou, tem um filho em q consta o mesmo nome, só q recentemoente ela foi pedir segunda via e não consta o nome do pai e agora como ela deve proceder para mudar o nome sem alterar os números dos documentos? Ou uma segunda opção como ela pode agir para adotar esse sobrenome já que são quase 40 anos usando esse nome? E esse pai adotivo ela não tem mais notícias dele. Ajude-nos por favor. como ela pode resolver o quanto antes essa situação? Obrigada por sua atenção.

Imagem de perfil de Herbert C. Turbuk . Adv/SP
Herbert C. Turbuk . Adv/SP
Advertido
Há 14 anos ·
Link

OSMARITO, BOM DIA.

Sendo seu prenome OSMARITO certamente conseguirá modificá-lo judicialmente. E não precisa ser um prenome parecido (por ex: OSMAR), pode substituí-lo por PAULO, ROBERTO, DENIS, ETC (PRENOMES NACIONAIS, SEM Y, W, K). Portanto, deixe de sofrer, ajuize logo sua AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado.

É um processo simples, rápido e de baixo custo. Os advogados atuantes nesta área cobram somente ao FINAL e somente se obtiverem ÊXITO. E fazem assim porque diante de um processo muito bem elaborado a probabilidade de sucesso chega a 90%. Querendo aproveitar o MESMO processo para INCLUIR algum dos sobrenomes dos seus 4 avós, também é possivel.

Atenciosamente Herbert C. Turbuk www.hcturbuk.blogspot.com

Imagem de perfil de Herbert C. Turbuk . Adv/SP
Herbert C. Turbuk . Adv/SP
Advertido
Há 14 anos ·
Link

MENCESLAU E ARIADINES, BOM DIA.

Ambos têm enorme possibilidade de alteração em seus prenomes, pois é evidente o CONSTRANGIMENTO, até mesmo de forma presumida. Não é necessário a escolha de novos prenomes semelhantes, podem escolher PAULO, HENRIQUE, ETC, pois nem a LEI DE REGISTROS PÚBLICOS nem as NORMAS DE SERVIÇO DA CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA impedem tal intento.

MENCESLAU por ser um prenome muito antigo e em desuso. ARIADINES por conter ambiguidade de sexo. Portanto, através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL ajuizada no forum da cidade onde residem através de advogado, de 2 a 6 meses já terão seus novos prenomes. E mais, caso queiram poderão aproveitar o mesmo processo e INCLUIR algum sobrenome materno ou de avós que achem interessante.

Atenciosamente Herbert C. Turbuk www.hcturbuk.blogspot.com

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos