Uma dúvida. Tenho 21 anos, trabalho, estudo, tenho como me manter. Meu parceiro tem 17 anos, por enquanto só estuda. Podemos morar juntos sem o consentimento dos pais? Ele saindo contra a vontade dos pais, os mesmo podem obriga-lo a voltar pra casa? Há algum risco pra mim? Podemos oficializar no cartório uma união estável?

Lembrando que não estou obrigando ele a nada, ele quer sair por vontade própria. Já estamos juntos a 1 ano, ele quer contar aos pais que é gay, mas sabe que ao contar e continuar morando com eles, a estadia em casa vai ser mais complicada do que já é. Os pais dele não irão aceitar de forma alguma ele ser gay e provavelmente irão prende-lo em casa mais do que já prendem. Sempre pergunto a ele se é isso mesmo que ele quer, sair de casa, mas ele já está decidido que é isso.

Desde então agradeço quem puder me tirar essas dúvidas.

Respostas

    Luciano Fidelis

    Luciano Fidelis Suspenso Segunda, 21 de março de 2016, 11h32min

    Pelo fato de ser gay, transexual, bissexual, cosmopolisexual, animalsexual, etc. Não significa nada. Vc tem 3 opções:

    1- Esperar ele completar 18 anos
    2- Pedir para os pais dele emancipar ele
    3- Engravidar ele.

    São as três únicas opções que ele poderá sair de casa legalmente

    Tatiana Braga

    Tatiana Braga Montes Claros/MG 160102/MG Segunda, 21 de março de 2016, 12h05min

    Guilherme, Se os pais dele não aceitarem a união, vocês terão que esperar ele completar 18. Se ele não contou até agora é porque sabe que eles não vão aceitar. Infelizmente, nos dias de hoje ainda existem pessoas que se sentem no direito de maltratar e fazer piadinhas por causa da sua orientação.
    Eu sugiro esperar. Mesmo porque eles vão acabar colocando a culpa em você. É, você bem sabe que tem gente de mente tão pequena capaz de achar que isso é um tipo de doença e que você, por ser mais velho, infectou o pobrezinho.
    Legalmente eles não conseguem nada, além de obrigá-lo a seguir as regras deles atá completar 18. O mal é que isso pode incluir a proibição de te ver, escândalos e muita dor de cabeça.

    R

    Rafael F Solano Terça, 22 de março de 2016, 1h45min

    É namorado, não é parceiro.

    Ele só pode ir viver na casa de outra pessoa se os pais autorizarem, se os pais dele não deixam, vc terá de esperar ele completar 18 anos.