Em 2009 trabalhei numa casa como ajudante de serviços gerais e assinaram minha carteira, me entregaram um papel com o número de um PIS. Em 2011 trabalhei num consultório médio como secretária e também assinaram minha carteira. Hoje, que me tornei funcionária pública não consigo receber meu pagamento por conta disso. Acredito que meu cadastro no INSS foi feito como autônoma, então ele aparece como NIT, fora isso tem um cadastro de NIS que consta na Caixa Econômica. O que eu faço agora? Preciso do Pis para que ele mude para Pasep, não consigo fazer pelo internet porque meu CPF já consta no site da Previdência!. Agradeço quem puder me ajudar. Boa noite

Respostas

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Quinta, 24 de março de 2016, 12h08min

    Você tem que fazer agora a operação inversa ou ir do início ao fim, levando as CTPS(é obrigatório por lei a inscrição pelo primeiro patrão).A CEF pode dar as instruções a seu caso, que pode até já estar inscrita mas não consta anotado na CTPS.
    PRIMEIRO EMPREGO...ÚLTIMO EMPREGO...EMPREGO ATUAL....Atualmente quem troca de carteira já vem com a inscrição do PIS=PIS/PASEP na contracapa da carteira.....

    ?

    Desconhecido Sexta, 25 de março de 2016, 10h25min Editado

    Obrigada Orlando, mas infelizmente houve um grande erro, fui registrada em carteira mas não tenho Pis, apenas a inscrição no INSS (NIT), como contribuinte individual (autônoma). A Secretaria da Fazenda e a Caixa não reconhecem esse número, vou aguardar os próximos capítulos dessa novela.