Tenho duas duvida.

1* quando eu nasci meu pai não colocou um dos sobrenomes da minha mãe, fui perceber agora. E todos os meus documentos estão faltando um sobrenome dela. Sera que é possível mudar ?

2* vou me casar com o pai do meu filho, nos já tínhamos a união estável, mas agora que vou me casar e adotar o nome dele, é possível colocar o sobrenome ( atualizar ) que adotarei na certidão de nascimento ?

Respostas

    Wander Barbosa

    Wander Barbosa São Paulo/SP 28687/SP Quinta, 24 de março de 2016, 23h08min

    Olá,

    É possível sim. Veja essa decisão judicial:

    Sentença nº 1243/2011 registrada em 31/08/2011 no livro nº 374 às Fls. 254: CONCLUSÃO: Aos 29 de agosto (08) de 2.011 faço conclusão destes autos ao Dr. FLÁVIO PINELLA HELAEHIL, MM. Juiz de Direito da 3a Vara Cível de Santo André - SP. Processo nº 1.437/11. VISTOS. Defiro os benefícios da justiça gratuita à autora, anotando-se. Ante aos argumentos expostos na inicial, o conteúdo dos documentos acostados aos autos, o parecer favorável do D. Promotor de Justiça (fls. 46/47) e, por fim, estando cumpridas as formalidades legais, DEFIRO o pedido de fls. 02/04, para o fim de determinar a RETIFICAÇÃO, à margem do assento de nascimento de Paula Luciana de Oliveira, lavrado junto ao Cartório do Registro Civil do 1º Subdistrito da Comarca de Santo André - Estado de São Paulo, de modo a acrescentar o sobrenome avoengo Biscassi, passando a mesma a assinar PAULA LUCIANA DE OLIVEIRA BISCASSI. Nos termos do convênio firmado entre a OAB/SP e a PGE, arbitro os honorários do(a) Dr(a). HERBERT CURVELO TURBUK, OAB/SP nº 138.496, em R$ 522,57. Dê-se ciência ao MP da presente decisão. Transitada em julgado, expeça-se o competente mandado para averbação e certidão de honorários e arquivem-se os autos. P.R.I. Santo André, 30/08/2011. FLÁVIO PINELLA HELAEHIL. Juiz de Direito.

    Boa sorte

    Wander Barbosa
    www.wanderbarbosa.com.br

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 25 de março de 2016, 8h04min

    DANIELLE

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível incluir o sobrenome materno no seu registro de nascimento e demais documentos. E também é possível atualizar o registro de nascimento de seu filho com seu novo nome. Processo simples, rápido barato. Veja mais no site abaixo e envie e-mail caso tenha dúvidas.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome