Porque procurações e contratos têm estado civil, profissão e dados não revelantes ao assunto?

Há 10 anos ·
Link

Apenas para dar base, não sou advogado. Mas frequentemente quando me deparo com documentos juridicos eles contem informações que aparentemente não são necessárias ao processo em questão. Por exemplo, modelos de procuração de venda de imóveis frequentemente contem profissão, estado civil, endereço de residencia entre outras. Pensando ingenuamente, nenhuma dessa informação é relevante para compra e venda. Não seria o nome completo e um documento de identidade (RG,CPF ou Passaporte) suficiente para identificar completamente as partes? Se sim, então porque os documentos contêm estes outros detalhes?

Obrigado

2 Respostas
Amaro Dewes
Há 10 anos ·
Link
· Melhor resposta

Olá ! Pois bem, vc não sendo profissional da área do direito justificável o desconhecimento da matéria ! Mas assim, é claro que vc já ouviu as expressões: - "é nos detalhes que mora o diabo", - é nos detalhes que mora o perigo ! E é exatamente isso. Para não alongar a conversa: - o sujeito vai e vende uma propriedade e suponhamos que se diz solteiro, ou não consta nada, no ato da alienação (escritura) ! Passados alguns dias, a esposa do mesmo ajuiza ação de nulidade da venda porque metade do imóvel lhe pertence e face do regime patrimonial de casamento. Captou: e a primeira pergunta que salta - e como fica a segurança jurídica da venda mal feita, como fica o comprador que pagou o preço total do imóvel ? etc. etc.

Hen_BH
Advertido
Há 10 anos ·
Link

No caso do estado civil, o colega Amaro já bem explicou. Em relação ao endereço residencial das partes, é o local onde a pessoa receberá citações e/ou notificações, bem como é com base nele, a depender do tipo de demanda, que se vai estabelecer o juízo competente para julgar a causa.

A atividade profissional, em alguns casos, também é importante, uma vez que determinadas pessoas, como os militares, servidores públicos e marítimos que possuem domicílio necessário, e algumas demandas eventualmente podem ter de correr nesses foros.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos