M

    MCarto Domingo, 03 de abril de 2016, 17h09min

    Em linhas gerais, a maior importância do direito romano se refere ao conceito de praxis. O direito romano foi um direito essencialmente prático, ou seja, a ciência do direito era construído a partir de casos concretos. O estudo do direito romano tem grande relevância para o direito civil, já que foi essa a matéria melhor trabalhada na época. A influência é bem grande, uma vez que muitos dos conceitos sobrevivem até hoje. Por exemplo, o conceito de tradição nos direitos reais; alguns aspectos dos direitos das obrigações e alguns aspectos dos direitos sucessórios.

    Lisnei

    Lisnei Contagem/MG 182613/MG Sábado, 09 de abril de 2016, 7h49min

    O direito romano influenciou toda a Europa continental, com exceção das ilhas britânicas. Vai alem da lei das 12 tábuas, passa pela idade média, os monastérios e as inquisições. Se desenvolveu no sentido de escrever tudo. As leis, os precedentes, tudo era anotado. Por esta causa o Direito Romano que posteriormente sofreu influencia do Direito Germânico, donde advêm o termo direito romano-germânico; serviu de subsidio para embasar o direito positivo e principalmente as teorias de Hans Kelsen.