Como deixar minha parte do imóvel para meus netos, estou em processo de separação de bens. Isso é possível?
Minha sogra está em processo jurídico de separação de bens(partilha de bens) há anos com meu sogro. Eles possuem dois apartamentos. E parece que não haverá acordo nem tão cedo. Ela está preocupada caso algo a aconteça. Então me pediu para ver como passar a parte dela para seus netos, no caso, meus filhos. Não sei como, e nem se isso é possível. Poderiam esclarecer se há como passar a parte dela( de um dos apartamentos, que está vazio e gerando dívida), que está em separação jurídica e não resolvido, para seus netos?
Bom dia Rafael. Ele quer doar agora em vida. A preocupação dela é que o ex marido arrumou outra mulher e está querendo deixar ela sem nada, e o apartamento está vazio somente acumulando poeira e dívidas. E ela quer deixar algo para os netos antes que o pior a aconteça e ela não possa deixar nada para sua linhagem, porque o ex marido vendeu e gastou tudo com a mulher atual. O ex marido está desvinculado dos filhos, não fala com ninguém, está brigado e sem falar com os próprios filhos. Minha filha vai fazer 5 anos e ele só falou com ele por telefone 1 vez por que eu a coloquei na ligação no dias doa pais. Ele, meu sogro, meio que pirou.
Os bens que ela possa doar são os mesmos que ela irá deixa de herança, não importa se o ex casa ou morre, ou sei lá!! Qualquer coisa!!! Ela não precisa doar, os filhos são os herdeiros dela e será deles os bens e direitos a que ele tiver de direito no momento da morte.
Ela só poderá doar 50% dos bens, ficando o restante para a legitima que é a parte dos herdeiros, se ela não doar então tudo dela irá para os herdeiros dela. Simples assim. Ela não tem de ter qualquer preocupação neste sentido.
Rafael o medo dela é se ao acaso venha a falecer, o ex dela, venda os imóveis e deixar os netos sem nada. Ela quer uma forma que garanta que a parte dela, de qualquer jeito, fica para os netos. Pois, eles estão há anos no processo de partilhas de bens, o qual o ex dela quer deixar-la sem nada, chegando ao absurdo de querer cobrar o que ele gastou com ela, na época que ela cuidava de casa e das crianças dele e dele tb.... Quando ela era dona de casa e ele trabalhava fora. Como disse a disputa jurídica está se arrastando a anos. O cara rompeu relações com os filhos e vive com uma mulher que o influência para deixar os filhos e a minha sogra sem nada. Por isso tudo ela se preocupa, é quer garantir a herança aos netos. OBS Ele pesa uns 180kg atualmente.
Bom as partes tem advogados constituídos, peça para que o advogado dela apresente um plano de partilha para homologação, informando a doação para os netos. Colocando a forma que pretende fazer. Tem que verificar o valor do patrimônio para ter uma conclusão melhor da partilha. Pedir uma audiência novamente para propor partilha.
Tem que ver a quanto tempo estão separados, se houve abandono, se sumiu e depois pediu divórcio, quais os fatores e acontecimentos.
Só não entendi a colocação a respeito do peso do homem.
Agradeço Rafael. Sobre o peso é para informar que ele não tem outra hobby a não ser comer e ficar nessa disputa.
Ela pediu várias audiência para partilha. Mas na último que ocorreu há duas semanas atrás, ele novamente não aceitou, pois quer deixa lá, e aos seus filhos e netos sem nada. E alegou que queria ainda receber pela época que ela cuidava da casa e deles. É por isso que não sabemos o que fazer para garantir a herança para os netos dela. Pois ele sempre alega algo, parecendo que esse processo é o único hobby da vida dele.
Caso saiba de algum que posso nos orientar, ficamos gratos.
Freitas, o ex marido não tem de se preocupar em deixar os bens dele a quem for, não existe herança de pessoa viva!! Os bens são dele para que ELE disponha como quiser!!!
A avó não vai garantir nada ao fazer testamento, os filhos dela são seus naturais sucessores, isso é a garantia dela!!!! Caso ela morra antes da partilha os filhos dela buscam a justiça e entram de posse da herança deixada por ela. Simples!!!
Se o direito dela aos bens está garantido pela Lei, não tem o que se argumentar, não existe risco de nada!! Nem depende do ex fazer a partilha!!! Cadê o advogado dela?????? Ele pode perfeitamente tomar as devidas providências!!
Freitas, faça o seguinte: caso ELA tenha realmente alguma duvida quanto a isto, diga para ela vir aqui ao forum e expor o caso dela, somente assim ela poderá de fato ser ajudada, não adianta vc, que é o pai da criança que supostamente pode vir a ser um beneficiário de testamento, expor um caso do qual cv não participa pois desconhece os detalhes da ação de partilha.