E

    Eldo Luis Andrade Quarta, 30 de março de 2016, 21h05min

    A pena pode ter aumentos em relação à pena base (1/6; 1/5, 1/3, 1/2, etc). Mas o prazo máximo de prescrição em hipótese alguma excede 20 anos. Não existe isto de aumentar em 1/3 o prazo prescricional.

    Vanderley Muniz

    Vanderley Muniz Sexta, 01 de abril de 2016, 10h16min

    Realmente não existe aumento do prazo prescricional em nenhuma hipótese.

    E

    Eldo Luis Andrade Sexta, 01 de abril de 2016, 12h11min

    Vanderley, eu pensava como você. Mas aí por acaso li o art.110 do CP. O efetivo significado dele ainda não entendi.

    Vanderley Muniz

    Vanderley Muniz Sexta, 01 de abril de 2016, 14h06min

    Realmente em caso de reincidência o lapso prescricional é aumentado em 1/3, ocorre que o status de reincidente não pode ser "ad eternum" e deixa de ser considerado com o transcorrer do lapso de 05 anos, artigo 64, I, CP.

    E

    Eldo Luis Andrade Sexta, 01 de abril de 2016, 14h45min

    Concordo. Então em tese é possível que o prazo máximo para execução da pena após transito em julgado seja de 20 + 20/3= 26,67 anos. Será que estes 5 anos para descaracterizar a reincidência, que permite o aumento da prescrição em 1/3, correm enquanto enquanto estiver sendo julgado o novo processo?Ou continuam correndo a partir do cumprimento da condenação em processo anterior?

    Vanderley Muniz

    Vanderley Muniz Sexta, 01 de abril de 2016, 16h59min

    Cinco anos contados do cumprimento da pena, etc, vide artigo 64, desta forma não há falar-se em reincidência mais, tampouco em 26,67 anos para a prescrição já que os cinco anos já se foram e o cliente da consulente aguarda a prescrição em 20 anos o que deve estar próximo portanto muito além dos 05 anos.