Tive um episódio bastante insatisfatório com uma instituição financeira, no qual não quero mencionar para evitar qualquer coisa. Eu tinha alguns contratos abertos com o banco e em 11/2015, fui na agência tentar resolver por que estava desempregado antes, mas ia me empregar e precisava estar com a conta livre. Então, o gerente disse que renegociar o cheque especial (um dos contratos abertos) resolveria o problema, para minha surpresa, NÃO. No mês que foi caindo os primeiros salários, o banco começou seus débitos, e TODO valor era retido para pagamento da maioria dos contratos, um pouco de um, um pouco de outro, e assim até eu ter TODO me salário retido pelo banco, e isso se manteve assim até o final de dezembro, onde comecei a correr atrás do banco para que parassem as cobranças. Fui na agência, gerente disse que para negociar todos contratos de uma vez, precisaria pedir autorização para fazer todos de uma vez, pois não era procedimento comum, eu disse que só queria começar a receber meu salário normalmente, pois já estava sem o salário, sem o décimo que caiu e sem as férias coletivas, todos os valores foram debitados para pagar os contratos, e eu recebia todo dia 5 e 20. De dezembro até fevereiro, ainda sem salário nenhum, tentei abrir protocolo pelo SAC do banco, mas me enrolaram dezenas de vezes, erravam na abertura do protocolo e não protocolavam o que era realmente pedido. Por fim, abri um processo no banco central contra o banco, e suas ações, onde eles passaram para o banco que me "deram uma atenção especial", segundo eles. No fim das contas, no final de fevereiro somente que tive a possibilidade de negociar a dívida, mas desde novembro até fevereiro, fiquei sem 1 real do meu salário, dependendo de amigos para pagar aluguel e outras contas. Moro com minha mãe e irmãos, somente eu sou empregado, e a família precisa desse dinheiro, pedi a restituição dos valores cobrados pra eles, pois não poderiam reter 100% do valor, mas disseram que era plausível a cobrança, pois estava em CONTRATO que seria feito. Porém, eu tenho outros débitos além do consignado, que está em contrato que pode debitar o valor, mas ele também é somente 30% e não 100% como fizeram. O que eu quero é processá-los por danos morais, pois me senti constrangido por tanto tempo sem dinheiro, minha vida financeira está uma bagunça graças a isso, e o banco ainda se acha no direito de valer-se de todo meu salário, é muito prepotente isso! Gostaria de saber na experiência de vocês, se eu teria vitória sobre o banco nos tribunais. Obrigado aos leitores.

Respostas

    Danielle Fernandes Caldas Mattos

    Danielle Fernandes Caldas Mattos 175464/RJ Terça, 05 de abril de 2016, 9h23min

    Melhor Resposta segundo o Autor da Pergunta

    Bom dia, é cabível sim uma ação em face do banco, eis que o salário não pode ser retido de forma integral.

    ?

    Desconhecido Quarta, 06 de abril de 2016, 0h51min

    Inclusive posso provar que sou o único que trabalha em casa.

    ?

    Desconhecido Quarta, 06 de abril de 2016, 0h53min

    Obrigado Danielle!!